Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia4 abril 2022

ACC 2022: efeito da denervação renal em hipertensos no acompanhamento de 3 anos

No ACC 2022, foi apresentado um acompanhamento de 3 anos após a publicação do estudo SPYRAL-HTN, sobre denervação renal em hipertensos.

O estudo SPYRAL-HTN avaliou o efeito da denervação renal por via hemodinâmica sobre a pressão arterial de pacientes hipertensos não controlados apesar do uso de até três anti-hipertensivos. Na publicação inicial, a denervação renal mostrou uma redução média da PA em 9,0/6,0 mmHg em comparação com placebo.

denervação renal em hipertensos

Denervação renal em hipertensos

No congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) foram mostrados resultados no acompanhamento de três anos.

De acordo com os dados apresentados, houve uma redução de 10 mmHg na PA a mais que o placebo, sem que mais medicações fossem necessárias (média 2,6 medicações por paciente no grupo controle e 2,1 no de intervenção, p>0,05).

Mensagem prática

A técnica, que foi melhorada em relação aos estudos iniciais, é eficaz em reduzir a PA, porém não cura o paciente da hipertensão. Isso já era esperado, pois a doença é multifatorial. Sua “potência” equivale a de um anti-hipertensivo – cerca de 10 mmHg de redução na PA sistólica.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cardiologia