Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia3 abril 2022

ACC 2022: vacinação contra influenza e insuficiência cardíaca

O estudo IVVE, apresentado no ACC 2022 avaliou os benefícios da vacinação para influenza em pacientes com insuficiência cardíaca sintomáticos.

O estudo IVVE, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) avaliou os benefícios da vacinação para influenza em pacientes com insuficiência cardíaca (IC) sintomáticos, ao longo de três anos, com vacinação anual.

paciente com ic sendo vacinado contra influenza

Vacinação contra influenza e IC

O desenho foi um ensaio clínico randomizado e duplo cego, com grupo controle que recebeu placebo. O desfecho primário foi o risco de eventos cardiovasculares (MACE), como morte, AVC ou IAM. A ideia é que a vacina, ao prevenir descompensação por infecções respiratórias, melhoraria a saúde cardiovascular.

Foram cerca de 5 mil pacientes, com idade média 57 anos, 50% mulheres, 55% com FE < 40% e maioria em classe NYHA 2 (70%). A análise do risco de MACE como “primeiro evento” não mostrou diferença entre os grupos, porém nos desfechos secundários houve redução no risco de pneumonia e hospitalização (17%). Quando analisados apenas os eventos durante o inverno (“temporada de influenza”), houve redução significativa de 21% no risco de morte no grupo que recebeu a vacina.

Mensagem prática

A vacinação para influenza traz benefícios para pacientes de grupos de risco, como os cardiopatas, e a magnitude deste benefício é maior nos meses com maior circulação do vírus. No Brasil, faz parte do calendário anual dos adultos e devemos incentivar nossos pacientes a colocá-lo em dia!

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Clínica Médica