A hipercalemia é um problema frequente em pacientes com ICFER, principalmente por conta da associação de um inibidor da renina, um antagonista da aldosterona, além da própria perda de função renal pela síndrome cardiorrenal. Ao suspender tais medicações, o paciente não se beneficia todo o potencial para reverter o remodelamento cardíaco.
Num cenário ideal, se a hipercalemia for controlada, isso permitiria manter doses plenas de tais medicações. O patiromer é um quelante que pode reduzir a hipercalemia, e no estudo DIAMOND foi avaliado em um ensaio clínico randomizado e duplo cego. Os resultados foram apresentados no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022).
Patiromer para hipercalemia
Foram incluídos pacientes com K>5,0 mEq/L (ou acima de 4,0 se tinham histórico de hipercalemia prévia). O desfecho primário eram eventos cardiovasculares maiores, porém houve problemas em conseguir a amostra ideal por conta da pandemia do covid-19.
A amostra foi constituída de 878 participantes, idade média 67 anos, e potássio médio de 4,6 mEq/L. O resultado mostrou a eficácia do quelante em reduzir o risco de hipercalemia: HR 0,63 para K>5,5 mEq/L, além de menor “risco” de suspensão das medicações para ICFER (HR 0,67, p<0,05).
Não houve diferença nos eventos cardiovasculares maiores entre os grupos. Os principais eventos colaterais foram hipocalemia e alterações nos hábitos fecais.
Mensagem prática
A ideia do quelante é muito interessante, mas será necessário estudar amostras maiores para avaliar se este efeito laboratorial se traduz em menos eventos clínicos, como internações e mortalidade.
Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.
Mais do ACC 2022:
- Restrição de 1.500 mg/dia de sódio traz benefícios na insuficiência cardíaca?
- Mavacamten na miocardiopatia hipertrófica obstrutiva – VALOR-HCM trial
- Ácido tranexâmico em cirurgias não cardíacas – POISE-3
- Tratamento de hipertensão crônica leve em gestantes – the CHAP project
- Sotaglifozina em pacientes com DM e DRC – análise de subgrupos do SCORED trial
- Infarto com supra de ST – qual o impacto da revascularização completa na qualidade de vida?
- Vupanorsen para colesterol – TRANSLATE-TIMI 70 trial
- Alirocumab + estatina em pacientes com IAM – PACMAN-AMI trial
- Como engajar os pacientes na dieta DASH? – estudo SUPERWIN
- Novo guideline de insuficiência cardíaca
- Vacinação contra influenza e insuficiência cardíaca
- Omecamtiv em pacientes com ICFER sintomático – estudo METEORIC-HF
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.