Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia2 abril 2022

ACC 2022: restrição de 1.500 mg/dia de sódio traz benefícios na insuficiência cardíaca?

No estudo SODIUM-HF, apresentado no ACC 2022, o objetivo foi avaliar desfechos como mortalidade, internações e visitas à emergência na IC.

A restrição de sódio é um dos pilares do tratamento da insuficiência cardíaca, porém a quantidade ideal de redução e a seleção dos pacientes que mais se beneficiam são controversos. No estudo SODIUM-HF, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) e publicado simultaneamente na The Lancet, o objetivo foi avaliar desfechos como mortalidade, internações e visitas à emergência.

sal e restrição de sódio na insuficiência cardíaca

Restrição de sódio na IC

O desenho foi um ensaio clínico comparando cuidado “usual” com uma restrição a 1.500 mg/dia de sódio ao longo de um ano. Os pacientes deveriam ter IC classe funcional II ou III, tanto ICFEP quanto ICFER – um dado importante para utilizar resultados na prática. Pacientes com hiponatremia < 130 mEq/L foram excluídos.

Foram incluídos 500 pacientes, com idade média 66 anos, 32% mulheres e uma FE média 35-36% (no intervalo interquartílico, 75% dos participantes tinham FE de até 50%). A causa mais comum da IC era doença coronariana, em 45%, com 33% de diabéticos e 39% com FA. A maioria dos pacientes estava em uso de um inibidor do sistema renina e betabloqueador.

Resultados

Em comparação com grupo controle, o de intervenção conseguiu 415 mg de sódio a menos por dia (2.073 vs 1.658 mg/dia). Não houve diferença na PA e no peso, apesar disto. O desfecho principal foi estatisticamente igual entre os grupos, porém nos desfechos secundários houve melhora na classe funcional do grupo intervenção, com uma chance 40% maior de melhora funcional no grupo de tratamento.

Mensagem prática

A restrição de sódio é um dos pilares do tratamento da hipertensão e da insuficiência cardíaca. O trabalho atual misturou ICFEP e ICFER, o que não é aconselhável em termos de pesquisa, pois os mecanismos fisiopatológicos são diferentes.

Na prática diária, o paciente que não fizer a dieta hipossódica está mais sujeito a ganho de peso, piora classe funcional e edema de MMII.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Clínica Médica