A ANGPTL3 é uma proteína relacionada a baixos níveis de lipoproteínas plasmáticas. O estudo TRANSLATE-TIMI 70, apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022) e publicado simultaneamente na revista Circulation, avaliou o vupanorsen, uma droga que bloqueia no RNA mensageiro produtor desta proteína.
TRANSLATE-TIMI 70
Em estudos de fase 1, ele conseguiu redução no colesterol não HDL, que inclui LDL e VLDL. O atual estudo, de fase 2, incluiu pacientes com colesterol não HDL >= 100 mg/dl e TG 150-500 mg/dL em uso de estatina. A droga foi administrada por via subcutânea a cada 2 ou 4 semanas durante 24 semanas.
A amostra foi de 286 pacientes em 55 clínicas ou hospitais. A idade média foi 64 anos, 44% de mulheres, 50% diabéticos e 13% coronariopatas. O resultado principal mostrou redução média em torno de 22 a 26% do colesterol não HDL.
Olhando separadamente, a redução de TG ficou em torno 40-45%, do LDL em 8-15% e em torno 8-15% na apoB. Na análise de subgrupos, chamou a atenção uma redução maior em mulheres (33 vs 21%). O evento adverso mais comum foi reação no local da injeção, em especial com as doses mais altas, porém em doses altas, houve risco de aumento de transaminases.
Mensagem prática
As doses altas apresentaram um risco de aumento de transaminases, sem um efeito muito maior no colesterol. A próxima etapa são estudos de fase 3, com as doses baixas ou moderadas, para avaliar eficácia em desfechos clínicos.
Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.
Mais do ACC 2022:
- Restrição de 1.500 mg/dia de sódio traz benefícios na insuficiência cardíaca?
- Mavacamten na miocardiopatia hipertrófica obstrutiva – VALOR-HCM trial
- Ácido tranexâmico em cirurgias não cardíacas – POISE-3
- Tratamento de hipertensão crônica leve em gestantes – the CHAP project
- Sotaglifozina em pacientes com DM e DRC – análise de subgrupos do SCORED trial
- Infarto com supra de ST – qual o impacto da revascularização completa na qualidade de vida?
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.