O omecamtiv foi uma medicação estudada recentemente e já apresentada em outros congressos, que atua ativando a miosina cardíaca. O estudo METEORIC-HF avaliou o uso da medicação em pacientes com ICFER e sintomáticos apesar do tratamento clínico otimizado – incluindo uma ergoespirometria para confirmar os sintomas! Ele foi apresentado no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022)
Omecamtiv para ICFER
O desenho foi um ensaio clínico randomizado e duplo-cego. Foram excluídos pacientes com DRC avançada, HAS não controlada e/ou anemia. O desfecho clínico avaliado foi “intermediário”: melhora na VO2 de pico e da capacidade de esforço físico.
Os resultados mostraram 276 participantes, idade média 63 anos, 15% mulheres, 63% com etiologia isquêmica para IC; chamou a atenção 50% com desfibrilador implantável e 20-30% com ressincronizador! Ao final de 20 semanas, a diferença entre os grupos na melhora da VO2 não foi significativa, nem na capacidade do exercício físico. Não houve eventos adversos graves no grupo de tratamento.
Mensagem prática
O omecamtiv ainda não conseguiu mostrar benefícios clínicos relevantes a ponto de entrar nas diretrizes como um tratamento “must not miss” e novos estudos são necessários. Destaca-se que o estudo atual calculou a amostra para um poder de 80%, minimizando o risco de falso-negativo.
Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.
Mais do ACC 2022:
- Restrição de 1.500 mg/dia de sódio traz benefícios na insuficiência cardíaca?
- Mavacamten na miocardiopatia hipertrófica obstrutiva – VALOR-HCM trial
- Ácido tranexâmico em cirurgias não cardíacas – POISE-3
- Tratamento de hipertensão crônica leve em gestantes – the CHAP project
- Sotaglifozina em pacientes com DM e DRC – análise de subgrupos do SCORED trial
- Infarto com supra de ST – qual o impacto da revascularização completa na qualidade de vida?
- Vupanorsen para colesterol – TRANSLATE-TIMI 70 trial
- Alirocumab + estatina em pacientes com IAM – PACMAN-AMI trial
- Como engajar os pacientes na dieta DASH? – estudo SUPERWIN
- Novo guideline de insuficiência cardíaca
- Vacinação contra influenza e insuficiência cardíaca
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.