Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia3 abril 2022

ACC 2022: mavacamten e na redução de sintomas de miocardiopatia hipertrófica – MAVA-LTE

Hoje, no ACC 2022, um segundo estudo foi apresentado avaliando a eficácia do mavacamten nos sintomas da miocardiopatia hipertrófica.

Hoje, no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022), um segundo estudo foi apresentado avaliando a eficácia do mavacamten na redução do gradiente VE-Ao e nos sintomas de pacientes com miocardiopatia hipertrófica.

coorte MAVA-LTE do estudo EXPLORER-HCM

EXPLORER-HCM e MAVA-LTE

O EXPLORER-HCM foi apresentado originalmente no congresso europeu de 2020, e agora são trazidos os resultados de longo prazo, de uma coorte chamada MAVA-LTE. Foram incluídos 217 participantes, idade média 60 anos, 39% mulheres e seguimento de 5 anos. Os resultados mostram redução de 32-35 mmHg no gradiente VE-Ao.

Um dado importante do estudo foi a monitorização da fração de ejeção e do intervalo QT, pois podem ser efeitos colaterais da medicação; a queda da FE média com o tratamento ficou entre 7 e 9%. O aumento do intervalo QT ocorreu em 3% dos pacientes. Ao contrário do estudo VALOR-HCM, a dose aqui não era fixa e sim otimizada para reduzir o gradiente VE-AO; 85% dos pacientes utilizaram até 10 mg da droga (a dose máxima são 15 mg).

Mensagem prática

É um início promissor, com muito benefício em desfechos intermediários, mas para uso clínico em larga escala precisamos aguardar um estudo maior, com internação e/ou mortalidade.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Clínica Médica