Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia4 abril 2022

ACC 2022: eficácia da finerenona em pacientes com doença aterosclerótica prévia

Uma análise secundária do FIGARO-DKD foi apresentada no ACC 2022, onde foi avaliada a finernona em pacientes com doença aterosclerótica.

A finerenona, ainda não lançado no Brasil, é uma nova droga que bloqueia os receptores de aldosterona, porém sem ação esteroide e com maior afinidade, prometendo menos efeitos colaterais em relação à espironolactona.

O estudo FIGARO-DKD foi um ensaio clínico randomizado e duplo cego para avaliar a eficácia da droga em eventos cardiovasculares maiores (MACE: mortalidade, IAM e AVC) nos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e doença renal crônica com filtração glomerular entre 25 e 60 ml/min/m².

Uma análise secundária dos resultados foi apresentada no congresso do American College of Cardiology (ACC 2022).

finerenona em pacientes com doença aterosclerótica

Finerenona

A amostra contou com 7.200 participantes divididos em dois grupos. O estudo original, já publicado, mostrou uma redução no desfecho combinado de 13%. As análises secundárias confirmam o benefício da droga havendo ou não presença de doença aterosclerótica prévia. Isto é, pacientes com DM2 e DRC que já tiveram IAM, AVC ou doença arterial periférica se beneficiaram da medicação, assim como aqueles que nunca tiveram.

Agora é esperar o lançamento no Brasil para termos mais opções que não apenas a espironolactona, que em muitos pacientes causa ginecomastia.

Estamos acompanhando o congresso americano de cardiologia. Fique ligado no Portal PEBMED e em nosso Twitter e Instagram.

Mais do ACC 2022:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cardiologia