Entre os dias 5 a 9 de abril o Portal Afya estará realizando a cobertura em tempo real da edição de 2025 do congresso anual da American Academy of Neurology.
O congresso é reconhecido mundialmente por reunir milhares de neurologistas e profissionais de neurociência para divulgação das últimas descobertas científicas das áreas. Nesta edição, alguns dos destaques são a esclerose múltipla, demência, ELA, doença de Alzheimer, AVC e mais.
Confira os destaques!
O AAN apresentou atualizações em terapias de epilepsia com uma palestra conduzida pela Dra Kathryn Krulisky, da University of Utah.
Uma mesa com pontos essenciais e atualizações nas terapias de AVC foi apresentada no AAN 2025.
Foi reservada uma mesa para assuntos de distúrbios do movimento relacionados ao sono, como a síndrome das pernas inquietas.
Os palestrantes Dr Ram Saha e Prof. Dr. Chao Wang apresentaram trabalhos orais recentes realizados sobre estratificação e risco em doenças cerebrovasculares.
Um dos destaques do quarto dia de congresso foi uma aula sobre atualização de manejo em síndrome de Tourette. A palestrante Dra Irene A. C. Malaty, da University of Florida, trouxe importantes discussões sobre o tema.
O Professor Paul G. Mathew, da Harvard Medical School, abordou o reconhecimento clínico, potenciais causas e o manejo terapêutico da neuralgia do trigêmeo.
O congresso reservou uma mesa para apresentação de trabalhos orais recentes realizados sobre a doença de Alzheimer.
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é doença caracterizada pela degeneração progressiva dos neurônios motores superiores e inferiores, levando à disfunção motora e, eventualmente, a insuficiência respiratória. O tema foi discutido no AAN 2025.
Considerando o universo feminino, principalmente no que cerne a planejamento familiar, a Dra. Annette Wundes, do Centro de Esclerose Múltipla da University of Washington, ministrou uma aula sobre o tema no AAN 2025, em San Diego.
Uma atualização sobre manejo de crise epiléptica e de status epilepticus foi um dos temas discutidos no segundo dia do congresso.
Foi promovida uma mesa sobre avanços nas terapias abortiva, preventiva e cognitivo-comportamental para migrânea. Essa mesa foi composta pelas palestrantes Dra Rebecca Burch (University of Vermont), Profa. Dra. Melissa Rayhill (University of Buffalo Jacobs School of Medicine) e Dra Deena Kuruvilla (Wesport Headache Institute).
A palestra expôs pontos do manejo não farmacológico das demências, importantes principalmente na atenuação de sintomas neuropsiquiátricos.
Esta foi uma sessão que apresentou os avanços mais recentes e inovadores em pesquisa translacional sobre questões clínicas essenciais. A dinâmica ocorreu a partir da apresentação de três palestrantes de destaque, resumindo descobertas recentes e suas implicações clínicas através dos resultados.
Desde 2010, o diagnóstico de EM baseia-se em demonstrar disseminação no tempo e espaço de lesões no sistema nervoso central (SNC), podendo isso ser feito de forma clínica ou por meio de exames paraclínicos (como a RM e a análise do líquor).
Um dos grandes destaques do congresso da AAN 2025, foi a sessão plenária de Controvérsias em Neurologia. Essa sessão reúne especialistas para debater os temas mais atuais e controversos em neurologia.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.