Oncologia13 setembro 2024
ESMO 2024: acompanhe o congresso da European Society of Medical Oncology
Confira o que há de mais recente na oncologia com os destaques do que foi apresentado no congresso da ESMO 2024.
Aconteceu em Barcelona, Espanha, a edição de 2024 do congresso da European Society of Medical Oncology (ESMO). O evento ocorreu entre os dias 13 e 17 de setembro.
O Portal Afya fez uma cobertura em tempo real do evento para trazer as principais atualizações da oncologia apresentadas ao longo dos dias. As médicas oncologistas Lethicia Prado e Flávia Paes foram as correspondentes do congresso médico para o Portal.
Na programação, os principais destaques são novos estudos sobre cânceres de pulmão, tumores gastrointestinais, cancros ginecológicos e mais.
ESMO 2024
Confira, abaixo, os temas apresentadas no congresso deste ano.
Neoplasia de bexiga
- Preservação da bexiga e biomarcadores: Um simpósio, no primeiro dia do evento, levantou algumas questões relacionadas à neoplasia de bexiga. Foram discutidas estratégias de preservação, uso de biomarcadores e papel do urologista nos casos específicos.
Cancros ginecológicos
- Câncer de mama metastático: 0 câncer de mama metastático corresponde a cerca de 20% dos tumores de mama. Dentre as pacientes com diagnóstico inicial, cerca de um em cada cinco desenvolverão recidiva da doença. Assim, iniciamos a cobertura do congresso de 2024 da European Society for Medical Oncology com uma sessão educacional sobre câncer de mama metastático.
Cânceres de pulmão
- Câncer não pequenas células de pulmão: uma sessão apresentou os estudos mais recentes sobre o tema, como: CCTG BR.31, ADRIATIC trial, BMS-986012 e PECATI trial. Neles, foram avaliados tratamentos de formas diversas, utilizando medicamentos como durvalumabe, tremelimumabe, nivolumabe e outros.
- O que há de novo no screening do câncer de pulmão: com o aumento de casos de câncer de pulmão em pacientes não tabagistas, a sessão discutiu as principais abordagens de rastreio e o que há de novidade na prevenção.
- Adenocarcinoma de pulmão: anualmente são diagnosticados cerca de 2,2 milhões de casos de câncer de pulmão em todo o mundo. O adenocarcinoma é o subtipo mais comum.
- Rastreio de câncer de pulmão em familiares: os sintomas podem resultar principalmente do efeito local do tumor ou de metástases a distância. O adenocarcinoma de pulmão tende a ter localização mais periférica nas vias aéreas, os sintomas em decorrência de irritação ao parênquima pulmonar são, portanto, mais raros.
- Detecção de câncer de pulmão através de IA: a tecnologia qXR e é capaz de sinalizar indicadores radiológicos de doenças como tuberculose, câncer de pulmão e insuficiência cardíaca.
Tumores gastrointestinais
- Câncer gastrointestinal e microbioma: estudos que apontam a importância da microbiota na prevenção e tratamento do câncer gastrointestinal.
- Glúten e risco de neoplasias gastrointestinais: a possível relação entre o glúten e processos inflamatórios intestinais, sistêmicos e neoplasias, motivou sua crescente restrição de consumo.
- Recomendações de terapia neoadjuvante para câncer de reto: leia uma avaliação de diretrizes de vários países com relação à aplicabilidade da Terapia neoadjuvante em casos de câncer de reto.
Anúncio
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.