Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia7 novembro 2025

AHA 2025: Os destaques do congresso da American Heart Association

O congresso é um dos mais importantes para a cardiologia mundial.
Por Redação Afya

Entre os dias 7 e 10 de novembro acontece a edição de 2025 do congresso da American Heart Association, na Louisiana, Estados Unidos. O tradicional encontro aborda os mais relevantes temas da cardiologia no ano durante os três dias de congresso.

O Portal Afya está acompanhando o AHA 2025 para trazer as principais novidades. Confira!

Foi apresentado um trabalho (TUXEDO-2) que comparou os antiplaquetários ticagrelor e prasugrel em pacientes diabéticos com doença aterosclerótica coronária (DAC) multiarterial submetidos a intervenção coronária percutânea (ICP).  

Foi apresentado um trabalho bastante interessante sobre a utilização de um inibidor da glicoproteína IIb/IIIa (Gp IIb/IIIa), que atua no passo final da antiagregação plaquetária, em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM) com supradesnivelamento do segmento ST (supra de ST).

O ADAPT AF-DES foi desenhado para testar a não inferioridade da monoterapia com NOAC versus NOAC + clopidogrel.  

A relação entre consumo de café e arritmias, principalmente fibrilação atrial (FA), é bastante controversa. Enquanto alguns estudos, na maioria observacionais, mostram relação de aumento de arritmias com o consumo de café, outros mostram redução da sua ocorrência.  

Um dos trabalhos do segundo dia de congresso avaliou o uso de metformina como tratamento adjunto à ablação por cateter. Já um outro estudo avaliou a dapagliflozina no mesmo contexto.

Um dos trabalhos apresentados, o Vesalius-cv, avaliou o efeito do evolocumabe em pacientes de alto risco cardiovascular, mas que não tiveram eventos prévios.

O estudo CLOSURE-AF, que teve como objetivo comparar a OAAE e o melhor tratamento médico prescrito, que poderia incluir uso de DOAC, nos pacientes com FA e alto risco de acidente vascular cerebral (AVC) e de sangramento.

Estudos avaliaram pacientes com fibrilação atrial, na tentativa de esclarecer dúvidas, entre elas, a manutenção da anticoagulação para FA em pacientes com ablação por cateter.

Autoria

Foto de Redação Afya

Redação Afya

Produção realizada por jornalistas da Afya, em colaboração com a equipe de editores médicos.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cardiologia