Logotipo Afya
Anúncio
Terapia Intensiva22 março 2022

ISICEM 2022: novos estudos são lançados – antiplaquetários na covid e ventilação em imunocomprometidos

No ISICEM 2022, pela manhã, tivemos o lançamento de dois estudos: antiplaquetários na covid-19 e ventilação em imunocomprometidos.

Hoje começou o 41st International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM 2022) um dos maiores encontros da área no mundo. O evento está ocorrendo em Bruxelas (Bélgica) e vamos compartilhar a cobertura em tempo real no Twitter e aqui no Portal PEBMED.

Pela manhã, tivemos o lançamento de dois estudos publicados simultaneamente ao congresso em revistas importantes.

Uso de antiplaquetários em covid- 19

A Dra Charlotte Bradbury fez uma palestra sobre uso de antiplaquetários em covid-19, baseada no REMAP-CAP, ensaio clínico randomizado publicado hoje no JAMA.

O objetivo do estudo era determinar se a terapia antiplaquetária melhora os desfechos em adulto com covid-19 grave. Os pacientes foram randomizados para receber aspirina, um inibidor de P2Y12 ou nenhuma terapia antiplaquetária.

Entre os pacientes graves com covid-19, o tratamento com um antiplaquetário, em comparação com controle, teve uma baixa probabilidade de melhorar o desfecho (número de dias sem suporte orgânico em 21 dias). As taxas de sangramento maior foram baixas, mas aumentaram com a terapia antiplaquetária.

Detalhamos o estudo aqui, confira!

Ventilação em pacientes imunocomprometidos

O outro foi o artigo do professor Rémi Coudroy, publicado no The Lancet, sobre ventilação não invasiva em pacientes imunocomprometidos.

Trata-se de um ensaio clínico randomizado que comparou um grupo que usava apenas cânula nasal de alto fluxo com outro grupo que alternava cânula nasal de alto fluxo com ventilação não invasiva em pacientes imunocomprometidos graves com insuficiência respiratória aguda. O estudo concluiu que não havia diferença de mortalidade entre os dois grupos.

Confira a análise aprofundada sobre o estudo.

Mais do ISICEM 2022:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Medicina de Emergência