Logotipo Afya
Anúncio
Terapia Intensiva26 março 2022

ISICEM 2022: infecção grave por vírus sincicial respiratório em adultos x influenza

No último dia do ISICEM 2022, tivemos uma palestra sobre vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos com o Dr. Davi Grimaldi.

No último dia do 41st International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM 2022) , tivemos uma palestra sobre vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos com o Dr. Davi Grimaldi. Interessei-me pelo tema porque recentemente tive um caso na minha enfermaria. Um dos primeiros questionamentos que tive, quando vi o painel viral foi procurar saber qual era a incidência desta infecção adultos, já que me lembrava algo típico da infância.

médico conversando com paciente sobre vírus sincicial respiratório em adultos

Vírus sincicial respiratório em adultos

Foi com uma foto de criança que o palestrante, Dr Grimaldi abriu sua apresentação, porém deixou claro que o número de infecções em adultos é significativo. Em um estudo observacional que analisou população de adultos internados, observou-se uma incidência de 50/100.000 casos, com aumento de casos com idade e comorbidades. Na UTI, a incidência de VSR chega a 15%.

CAPITIF STUDY: VSR x influenza

Durante a apresentação, Grimaldi também citou o CAPITF STUDY que teve como objetivo comparar pacientes adulto internados com VSR com pacientes com influenza, descrever sintomas respiratórios e desfechos. Trata-se de um estudo retrospectivo, multicêntrico que ocorreu em 18 UTIS da França e da Bélgica entre 2011 e 2017.

O estudo concluiu que infecção por VSR é comum na UTI, podendo se manifestar como exacerbação aguda do DPOC ou como pneumonia /Síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). A influenza parece ser mais virulenta, por levar a maiores complicações como SDRA e SOFA mais elevados.

Apesar dessas diferenças, o uso de recursos e desfechos são similares, incluindo tempo de permanência na UTI, ventilação mecânica e mortalidade.

Por fim, o palestrante ressaltou que esses resultados justificam pesquisas para buscarem vacinas e tratamento eficiente para VSR.

Mais do ISICEM 2022:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Clínica Médica