Hoje começou o 41st International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM 2022), um dos maiores encontros da área no mundo. O evento está ocorrendo em Bruxelas (Bélgica) e vamos compartilhar a cobertura em tempo real no Twitter e aqui no Portal PEBMED.
Pela manhã, tivemos a live de abertura com o professor Jean-Louis Vincent e Fabio Tacone, além de duas palestras com lançamento simultâneo de artigos em revistas importantes.
Experiências com covid-19
O professor Vincent palestrou sobre as experiências vividas com covid-19, com foco no que fizemos bem e no que poderíamos melhorar. Ele tem uma publicação recente sobre o tema. Foram compartilhados os 4 P’s, em que falava os pontos positivos e negativos de cada área.
Preparação
Pontos positivos: usar outras áreas do hospital como terapia intensiva e distribuição de recursos. Pontos negativos: não melhoramos os recursos quando estávamos no período pré-pandêmicos; suporte psicológico precário em alguns centros.
Progresso
Pontos positivos: Entendemos alterações fisiopatológicas; melhoramos o manejo; benefícios dos corticoides.
Pontos negativos: não teve colaboração internacional suficiente; muito entusiasmo com hidroxicloroquina; poucos ensaios clínicos randomizados em intervenções terapêuticas.
Personalização
Pontos positivos: foco na resposta individual.
Pontos negativos: muita ênfase em síndrome do desconforto respiratório agudo; pouca atenção a perfusão tecidual; pouco uso de biomarcadores para guiar terapia.
Priorização
Pontos positivos: criação de mais guidelines.
Pontos negativos: triagem precária; aceitação do “chegou primeiro, atende primeiro”.
Para os próximos dias, vamos ficar atentos às novidades. O programa científico conta com 779 apresentações, incluindo workshops, tutoriais, casos clínicos, mesas redondas, dentre outros formatos. Fiquem ligados na cobertura, que traremos os pontos mais importantes para a prática clínica.
Mais do ISICEM 2022:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.