O XXX Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) está sendo realizado até o dia 8 de novembro, em Curitiba, Paraná. O evento reúne especialistas do Brasil e do mundo para discutir as principais atualizações da terapia intensiva.
Organizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), o congresso traz o tema “De Olho no Futuro”, que destaca as transformações tecnológicas, filosóficas e conceituais em curso na Terapia Intensiva, como inteligência artificial, telemedicina, robótica, medicina de precisão e assistência centrada no paciente e na família. O congresso terá conferências, sessão temáticas e simpósios que abordarão temas como sepse, neurointensivismo, segurança do paciente e mais.
O Portal Afya está presente no evento com os Drs. Cintia Johnston, Hiago Bastos e Yuri Albuquerque, e que traz os principais destaques e atualizações do congresso.
Confira a cobertura completa do CBMI no Portal Afya!
A sessão trouxe uma discussão prática e atual sobre o manejo do acesso vascular no paciente crítico, enfatizando a escolha adequada do dispositivo, o conceito de stewardship vascular e estratégias para redução de complicações.
A sessão discutiu sobre como transformar a medicina baseada em evidências em decisões práticas e individualizadas à beira do leito.
A oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) representa uma das mais avançadas formas de suporte à vida em terapia intensiva pediátrica.
A sessão abordou temas como: IA na Predição de deterioração clínica, implementação de apoio a decisão clínica em UTI e e Ética, responsabilidade e viés algorítmico no uso da IA em UTI.
A sessão trouxe atualizações de alto impacto clínico, com ênfase em reperfusão guiada por imagem, fisiopatologia bifásica da hemorragia subaracnoide, evolução nos protocolos de manejo de hemorragias intracranianas e a incorporação progressiva da neuroimagem avançada como ferramenta operacional e não apenas diagnóstica.
- Morte Encefálica
O diagnóstico de morte encefálica está entre os atos médicos com maior responsabilidade clínica, legal e bioética.
A sessão abordou pontos polêmicos da ventilação mecânica invasiva (VMI) em pacientes adultos.
Autoria

Redação Afya
Produção realizada por jornalistas da Afya, em colaboração com a equipe de editores médicos.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.