Logotipo Afya
Anúncio
Endocrinologia21 junho 2024

Confira os destaques do ADA 2024, congresso da American Diabetes Association

Veja as principais discussões American Diabetes Association (ADA 2024)
Por Redação Afya

A 84° edição do congresso da American Diabetes Association (ADA 2024) está sendo realizada em Orlando, nos Estados Unidos. O encontro traz diversas discussões e novidades acerca do manejo e tratamento da diabetes.

O Portal Afya está acompanhando o congresso e traz os principais pontos a serem destacados. Fique por dentro!

Conteúdos mais recentes:

No último dia de congresso, foi apresentado o estudo TIGHT. O objetivo desse estudo foi avaliar, com o uso de CGM, se um controle glicêmico intra hospitalar mais restritivo poderia gerar benefícios aos pacientes, além de se compreender sua segurança e facilidade de uso.

O objetivo dos autores nesta sessão foi revisitar com maiores detalhes o FLOW, sobretudo apresentando uma nova avaliação do resultado do estudo de acordo com a estratificação entre aqueles que já estavam em uso de inibidores de SGLT-2 (cerca de 15%) ou não. 

O transplante de órgãos sólidos, sobretudo rim e fígado, é uma condição relacionada a maior risco de desenvolvimento de diabetes, seja pelo uso de imunossupressores ou outros fatores. No ADA 2024, um dos simpósios de destaque foi justamente para revisão e debate, à luz das evidências atuais, do diagnóstico e manejo adequado do diabetes nesse cenário.

O tema foi alvo de uma discussão de uma forma um pouco diferente, discutindo seus possíveis benefícios à luz das evidências mais atuais tanto no diabetes mas também na prevenção do surgimento de diabetes e no tratamento da síndrome dos ovários policísticos (SOP), condição intimamente relacionada à obesidade e resistência insulínica.  Confira!

O terceiro dia do congresso da American Diabetes Association (ADA) iniciou com uma revisão a respeito das evidências sobre os possíveis efeitos colaterais graves relacionados ao uso de agonistas de GLP-1, sobretudo os que geralmente são temas de polêmicas como risco de pancreatite e câncer de pâncreas, câncer de tireoide e, mais recentemente, risco de suicídio associado à essa classe de medicações.

Em uma das apresentações mais inovadoras do congresso, especialistas de um painel composto pela ADA e pela IPITA (International Pancreas and Islet Transplant Association) se juntaram para discutir o atual estágio do transplante de células beta pancreáticas.  

No segundo dia de congresso, a principal palestra foi a do conselho da ADA sobre atenção primária e prevenção focou em revisar, de forma ampla, as necessidades que os pacientes com diabetes possuem e que podem ser contempladas na atenção primária. 

No contexto da diabetes, o Dr. Edward Chao (University of California, San Diego), trouxe exemplos práticos de como a inteligência artificial pode agregar.

Um dos estudos apresentados foi um ensaio clínico randomizado unicêntrico chinês que avaliou o uso de monitores contínuos de glicemia (CGM) e seu impacto na mortalidade a curto prazo em pacientes internados por covid-19. Outro estudo abordou a implementação de um protocolo institucional (Universidade de Stanford) para uso de insulina intrahospitalar, com base no uso de CGM.

O programa SURMOUNT é responsável por investigar a tirzepatida e seu impacto na obesidade e comorbidades relacionadas. O SURMOUNT-OSA foi o primeiro estudo desenhado especificamente para avaliar o impacto das novas medicações antiobesidade diretamente na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo