A detecção precoce de fibrilação ou flutter atrial (FA) pode permitir intervenções para prevenir a morbidade (downstream). A inteligência artificial (IA) e o machine learning usam algoritmos de softwares que detectam passivamente ritmos cardíacos irregulares usando a tecnologia de fotopletismografia de pulso (PPG) em rastreadores de condicionamento físico e smartwatches baseados no consumidor, os dados colhidos por esses dispositivos podem identificar indivíduos com FA não diagnosticada.
Fitbit e fibrilação atrial
O método utilizado no estudo foi de conduzir um ensaio clínico prospectivo remoto de braço único entre adultos norte-americanos com 22 anos ou mais por meio de rastreadores fitness Fitbit ou smartwatches compatíveis, e indivíduos sem diagnóstico prévio de FA.
Os participantes foram recrutados por e-mail, notificações de aplicativos Fitbit, mídia social, outros canais de marketing, e consentidos por meio de aplicativos móveis ou baseados na web. Os dados PPG foram analisados centralmente usando um novo algoritmo de software que examina taquogramas de pulso de 5 minutos sobrepostos durante a inatividade e dispara uma detecção quando 11 tacogramas consecutivos são irregulares.
Os participantes com detecção de ritmo cardíaco irregular foram notificados e convidados a agendar uma visita com um provedor de telessaúde. Os indivíduos elegíveis receberam um monitor de patch de ECG (eletrocardiograma) durante 1 semana e foram convidados a agendar consulta para acompanhamento.
O desfecho primário foi o valor preditivo positivo (VPP) do primeiro ritmo cardíaco irregular durante o monitoramento de ECG, definido como a fração de indivíduos com ritmo cardíaco irregular com ≥ 30 segundos de Fibrilação atrial concomitante confirmada no Eletrocardiograma. O desfecho secundário foi a proporção de taquogramas de pulso de 5 minutos dentro do primeiro ritmo cardíaco irregular durante o ECG que correspondeu a ≥ 30 segundos de FA confirmada no ECG.
Resultados
Dispositivos vestíveis (que são relógios ou pulseiras que incluem funções como monitoramento cardíaco e resultado de desempenho físico) com um novo algoritmo de software Fitbit exibiram alto valor preditivo para a detecção de fibrilação atrial em um grande estudo populacional de quase meio milhão de usuários de dispositivos vestíveis. O recurso pode facilitar a identificação de indivíduos com FA não diagnosticada.
Os dispositivos provaram que podem ajudar na detecção de indivíduos com fibrilação atrial não diagnosticada.
Detalhamento de resultados:
Entre 6 de maio e 1º de outubro de 2020, 455.699 indivíduos inscritos (idade mediana, [25º, 75º percentil]: 47 [35, 58] anos, 12% com idade ≥ 65 anos, 71% mulheres, 23% não brancos). IHRDs ocorreram em 4.728 (1%) indivíduos em geral e 2.070 (4%) daqueles com ≥ 65 anos. Havia 1.057 indivíduos com uma notificação IHRD e subsequentes dados do monitor de patch de ECG analisáveis.
Entre eles, a FA estava presente no monitor de patch de ECG em 340 (32,2%). Um IHRD ocorreu durante o monitoramento de ECG em 225 indivíduos, dos quais 221 tinham FA concomitante no ECG, resultando em um IHRD PPV de 98,2% (intervalo de confiança de 95% [IC] 95,5% -99,5%). Para indivíduos com idade ≥ 65 anos, o VPP do IHRD foi de 97,0% (IC 95% 91,4% -99,4%).
Durante o primeiro IHRD durante o monitoramento de ECG, 98,1% (IC 95% 96,4% -99,9%) dos taquigramas de pulso de 5 minutos corresponderam a FA no ECG.
Mais do AHA 2021:
- Há benefício em operar a valva tricúspide no paciente com indicação de cirurgia valvar mitral?
- Troca valvar x tratamento conservador em pacientes assintomáticos com estenose aórtica grave
- Pericardiectomia peroperatória reduz incidência de FA
- Tratamento da FA com apenas isolamento das veias pulmonares ou associada à técnica LARIAT?
- Principais fatores desencadeadores de FA paroxística
- EMPULSE demonstra novamente benefícios da empagliflozina na insuficiência cardíaca
- Dabigatrana versus varfarina na cognição
- Um antídoto para o ticagrelor
- Revascularização cirúrgica precoce pós-infarto é segura quando em uso de ticagrelor?
- Epinefrina deve ser administrada mais precocemente na PCR em ritmo chocável?
- Benefício dos antiplaquetários na Covid-19
- Finerenona e sotagliflozina – dois medicamentos promissores ainda distante de nós
- Consumo de café tem relação com arritmias cardíacas e outros fatores?
Referência bibliográfica:
- Fitbit Heart. Aha Scientific Sessions. https://professional.heart.org/-/media/PHD-Files/Meetings/Scientific-Sessions/2021/Science-News/Fitbit-Heart-Summary-Slide_SMA-approved.pdf
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.