O 11° congresso da World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies (WFPICCS) ocorreu de forma online no período de 12 a 16 de julho de 2022 e reuniu importantes pesquisadores da medicina intensiva pediátrica mundial. Confira os principais temas abordados no congresso aqui no Portal PEBMED!
- Estudo aponta particularidades da reabilitação de pacientes pediátricos críticos negros e hispânicos
As disparidades nos cuidados de saúde, como raça, status socioeconômico e outros determinantes sociais da saúde, têm efeitos no acesso e nos resultados dos cuidados. No WFPICCS 2022, Garg e colaboradores (Johns Hopkins Hospital) apresentaram uma revisão sistemática que avaliou essas disparidades. Confira mais detalhes.
Pesquisadores da Espanha apresentaram o estudo Influenza Virus Infection in children admitted to the Pediatric Intensive Care Unit, cujo objetivo foi escrever a frequência, evolução clínica e complicações da influenza em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica durante cinco temporadas epidêmicas. Veja mais.
Um estudo muito interessante realizado em Marrakech, Marrocos, relatou as vivências e sentimentos de mães de primeira viagem durante a internação de seus bebês em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Os resultados foram apresentados no WFPICCS 2022. Saiba mais.
O estudo Dengue and its secondary hemorrhagic fever among children: a life-threatening health problem in Brazil, de Brito e colaboradores, foi apresentado como e-poster no congresso. Veja mais.
No WFPICCS 2022, pesquisadores japoneses mostraram resultados de um estudo prospectivo de coorte que investigou desfechos funcionais de longo prazo em crianças sobreviventes de unidades de terapia intensiva pediátrica (UTIP) e nos pais. Confira os detalhes.
Em e-poster apresentado no WFPICCS 2022, Samadar e colaboradores realizaram um estudo retrospectivo com o objetivo de avaliar a prática de retirada de drenos no Alder Hey Children’s Hospital, em Liverpool, Reino Unido, e o risco de reinserção de emergência com vistas à mudança nas práticas de jejum. Saiba mais.
Em apresentação de e-poster, o Dr. Erwin Ista, enfermeiro pediátrico e professor associado da Erasmus MC em Rotterdam, Holanda, divulgou os resultados de uma recente revisão sistemática com meta-análise realizada com sua equipe de pesquisadores acerca dos fatores de risco do delirium em pediatria. Veja aqui os detalhes.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.