Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria18 julho 2022

WFPICCS 2022: revisão sistemática com meta-análise aborda os fatores de risco para delirium pediátrico

O delirium pediátrico é uma síndrome neuropsiquiátrica causada por uma interação entre fatores de risco, doença aguda e fatores ambientais.

O 11° congresso da World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies (WFPICCS) ocorreu de forma online no período de 12 a 16 de julho de 2022 e reuniu importantes pesquisadores da medicina intensiva pediátrica mundial. Tive a oportunidade de participar como palestrante e conferir muitas novidades para a melhora da qualidade do atendimento do paciente pediátrico crítico. Abordo nesse e nos próximos posts alguns dos temas que se destacaram no evento.

Em apresentação de e-poster, o Dr. Erwin Ista, enfermeiro pediátrico e professor associado da Erasmus MC em Rotterdam, Holanda, divulgou os resultados de uma recente revisão sistemática com meta-análise realizada com sua equipe de pesquisadores acerca dos fatores de risco do delirium em pediatria.

Sabe-se que o delirium pediátrico é uma síndrome neuropsiquiátrica causada por uma interação complexa entre fatores de risco predisponentes (como idade e comprometimento cognitivo, por exemplo), doença aguda e fatores ambientais. Infelizmente, o delirium está associado a morbidade e mortalidade substanciais. Nesta revisão sistemática, o objetivo dos pesquisadores foi descrever os fatores de risco para delirium em pacientes pediátricos por meio de uma meta-análise de estudos clínicos observacionais.

Leia também: Estudo identifica principais abordagens não farmacológicas para o manejo do delirium em crianças sob cuidados intensivos

WFPICCS 2022 – Revisão sistemática com meta-análise aborda os fatores de risco para delirium em pediatria

Metodologia da análise sobre delirium pediátrico

Ista e colaboradores realizaram suas buscas nos bancos de dados PubMed, Embase, Medline, OvidSP, Web-of-Science, Cochrane e Google Scholar para estudos relevantes publicados entre 1º de janeiro de 1990 e 15 de dezembro de 2021. Os dados foram extraídos independentemente por dois revisores.

Resultados

Dos 1.569 resumos encontrados, foram incluídos 23 estudos. Os pesquisadores identificaram 54 fatores de risco estudados em análise univariada e 27 destes foram associados ao delirium em análises multivariadas.

Foram significativamente associados ao delirium pediátrico em análises agrupadas:

  • Atraso no desenvolvimento (odds ratio [OR 3,98]; intervalo de confiança de 95% [IC 95%] 1,54-10,26);
  • Necessidade de ventilação mecânica (OR 6,02; IC 95% 4,43-8,19);
  • Uso de contenção física (OR 4,67; IC 95% 1,82-11,96);
  • Uso de benzodiazepínicos (OR 4,10; IC 95% 2,48-6,80);
  • Uso de opioides (OR 2,88; IC 95% 1,89-4,37);
  • Uso de corticoides (OR 2,02; IC 95% 1,47-2,77);
  • Uso de medicamentos vasoativos (OR 3,68; IC 95% 1,17-11,60).

Saiba mais: Dia Mundial de Conscientização do Delirium

Conclusões

Nesta metanálise, os pesquisadores identificaram fatores demográficos e clínicos consistentemente associados ao aumento do risco de delirium pediátrico. Esse relevante estudo permitirá que os profissionais de saúde possam reconhecer crianças com maior risco de desenvolver delirium durante a hospitalização, a fim de direcionar medidas preventivas.

Autoria

Foto de Roberta Esteves Vieira de Castro

Roberta Esteves Vieira de Castro

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença ⦁ Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes ⦁ Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil (UFF) ⦁ Doutora em Medicina (UERJ) ⦁ Aperfeiçoamento em neurointensivismo (IDOR) ⦁ Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ ⦁ Professora adjunta de pediatria do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques ⦁ Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro ⦁ Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) ⦁ Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB e da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) ⦁ Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) ⦁ Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) ⦁ Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) ⦁ Consultora de sono infantil e de amamentação ⦁ Instagram: @draroberta_pediatra

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria