Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia11 outubro 2023

ID Week 2023: Congresso traz novidades no tratamento de doenças infecciosas

Em 2023 o ID Week, congresso anual promovido pela Infectious Diseases Society of America, conta com diversas palestras e workshops.

Por Redação Afya

Começou, na última quarta-feira, 11, a edição de 2023 da ID Week, que acontece até o dia 15. O evento, que está sendo sediado em Boston, nos Estados Unidos, é o congresso anual promovido pela Infectious Diseases Society of America (IDSA). O encontro reúne profissionais da área da infectologia de todo o mundo para trazer novidades a respeito do tratamento de doenças infecciosas. 

O Portal está realizando a cobertura dos principais destaques da edição. Confira com a gente!

Tratamento de infecções por C. difficile e VRE foram abordadas durante as palestras do congresso, levando em conta os cuidados específicos exigidos em pacientes transplantados.

Em outra conferência, tivemos temas quentes em doenças infecciosas na população pediátrica e três grandes temas foram discutidos: imunodeprimidos, infecção de corrente sanguínea e pneumonia associada à ventilação mecânica.

Uma boa parte da sessão da tarde do terceiro dia foi dedicada ao roteiro de pesquisa e desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 lançado pela ONU.

O terceiro dia começou com um tema desafiador por natureza: manejo das micobacterioses não tuberculosas. Para apimentar mais a questão, foi discutida a abordagem dessas infecções em pacientes com bronquiectasia.

Uma das plenárias do segundo dia discutiu novidades em vírus respiratórios, e a Influenza esteve muito em voga. Foram trazidos os pontos mais recentes sobre imunização, diagnóstico e tratamento.

Em uma das sessões do segundo dia do IDWeek 2023, foram discutidas as doenças febris hemorrágicas. Sobre o tema, o palestrante trouxe novidades em termos de diagnóstico e tratamento e os desafios que ainda estão pela frente.

Estudos epidemiológicos dos últimos anos, realizados nos EUA, mostram um aumento significativo dos casos de sífilis (inclusive congênita). Dessa forma, o evento discutiu métodos inovadores no que tange o diagnóstico, prevenção e tratamento da doença.

O IDWeek 2023 começou animado com a apresentação de novas opções terapêuticas para doenças infecciosas que, hoje, ainda são um desafio. Confira o artigo completo!

Veja também

Em 2022, também trouxemos os highligths do evento, confira alguns deles:

Uma das sessões do ID Week 2022 discutiu abordou novas informações que podem ser incorporadas na prática clínica para o tratamento da otite média aguda. 

Foram apresentados estudos sobre doenças provocadas por fungos que têm o potencial de influenciar a prática médica. Os temas de maior relevância durante as sessões do congresso foram terapias para Candida sp e meningite criptocócica. 

Enquanto avanços foram feitos na caracterização de covid longa em adultos, pouco se sabia sobre como a síndrome se comporta em crianças e adolescentes. Resultados de um estudo avaliando essa população foram apresentados na ID Week 2022. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo