Exantema súbito: como tratar e orientar os familiares adequadamente
O grupo das doenças exantemáticas compreende grande número de condições clínicas especialmente comuns em crianças e que são causadas em sua maioria por vírus. Dentre essas doenças, talvez a mais características seja o exantema súbito, também conhecido como roseola infantum e sexta doença.
Etiologia
A doença é geralmente causada pelo herpesvírus humano 6B, também estando por vezes associada à infecção pelo herpesvírus 7, enterovírus (coxsackievírus A e B, echovírus) e outros.
Manifestações clínicas do exantema súbito
O exantema súbito geralmente se caracteriza pelo surgimento agudo de febre alta que persiste por cerca de 3 ou 4 dias. No momento em que a febre cessa, se inicia erupção macular ou maculopapular rosada, com lesões medindo cerca de 2-3 mm, que se iniciam no tronco e se distribuem para o pescoço e região proximal dos membros. Assim como outros tipos de exantema, as lesões desaparecem à digito-pressão.
Outras manifestações clínicas, incluem: diarreia leve, edema palpebral, pápulas eritematosas em faringe, tosse e discreto aumento de linfonodos cervicais.
A faixa etária mais comumente afetada são crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. A doença costuma ter curso benigno, mas cerca de 10% das crianças podem apresentar crises convulsivas, geralmente em contexto de febre.
Complicações são raras, mas ocorrem especialmente em crianças imunodeprimidas, havendo relatos de encefalite, púrpura trombocitopênica e miocardite.
Veja também: Distrofia muscular de Duchenne: caracaterísticas importantes
Diagnóstico e tratamento do exantema súbito
O diagnóstico da doença é clínico e uma característica importante é que usualmente a criança se apresenta ativa, brincando e em excelente estado geral fora dos momentos de febre. Na maioria das vezes, não existe necessidade de realização de quaisquer exames complementares.
Não há tratamento específico, mas a doença costuma ter curso autolimitado e sem quaisquer sequelas. Na fase febril da doença, antipiréticos podem ser utilizados.
Comentários
O exantema súbito é uma doença benigna que causa grande ansiedade na família, devido à febre alta e ao surgimento do exantema após resolução dela, o que por vezes gera angústia na família ou mesmo suspeita de alergia ou outras doenças infecciosas.
Por sua evolução característica, cabe ao pediatra o pronto reconhecimento da doença mediante o surgimento do exantema, sem que sejam solicitados exames desnecessários, para que a família seja adequadamente orientada.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.