O Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade 2025, em sua 18ª edição, acontecerá em Manaus/AM, entre os dias 4 e 8 de junho e e trará as principais atualizações e novidades da área.
O evento reunirá médicos de família de todas as regiões do país para compartilhar experiências, vivências e debater os principais temas da Atenção Primária à Saúde. Com rodas de conversa , oficinas e palestras de atualização clínica, a programação inclui temas como cuidados paliativos, saúde da população negra, Inteligência Artificial na APS, saúde prisional, atenção à saúde da população trans, diabetes entre muitos outros.
Confira a cobertura do CBMFC 2025 com a gente!
A apresentação, marcada por uma abordagem baseada em evidências, trouxe uma sequência lógica que guiou o público da definição ao manejo, passando por sintomas, causas, classificação e critérios para encaminhamento de emergência.
Durante uma das sessões de atualização clínica do CBMFC 2025, médicas e médicos de família e comunidade destacaram a recente e importante atualização no manejo do pré-natal na Atenção Primária à Saúde (APS): a suplementação universal de carbonato de cálcio para todas as gestantes.
A palestra reforçou a importância de identificar precocemente o risco, tratar de forma mais individualizada e abandonar o “medo” de iniciar insulinoterapia como passos essenciais para evitar complicações a longo prazo.
Uma mesa redonda trouxe para debate os obstáculos que a APS ainda enfrenta para seu melhor desenvolvimento no país.
O congresso trouxe discussões relacionadas às possibilidades do uso de IA, responsabilidades e o uso de dados.
Um dos destaques da programação do evento foi o minicurso “Praticando a abordagem centrada na comunidade: uma proposta de sistematização”.
Continuando nossa cobertura do CBMFC 2025, trazemos a descrições de ações que podem aumentar a eficácia das equipes de Atenção Primária.
Apresentação durante o CBMFC 2025 pediu aos médicos um aprofundamento acerca da dinâmica familiar do paciente e seus impactos na saúde.
Os dois primeiros dias do evento discutiram diversos temas clínicos, como cuidados paliativos, hipertensão e diabetes.
Oficina no CBMFC 2025 apresentou ferramentas psicoafetivas que ampliam a clínica da MFC, integrando vínculos, histórias de vida e emoções ao cuidado em saúde.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.