Série Carreira Médica no Exterior: por onde começar?
Nossa Série de Carreira Médica no Exterior foi pensada para você, profissional da saúde que cogita (re)começar a vida em solo estrangeiro, ou simplesmente deseja passar um tempo em outro país e não tem certeza de onde poderá exercer sua profissão.
Desde os nossos vizinhos nas Américas até a Europa, neste compilado falamos sobre alguns dos países mais procurados por médicos brasileiros interessados em exercer a profissão no exterior. Além disso, trazemos também dicas e insights para quem é formado fora do país e busca exercer a medicina no Brasil.
Confira a lista!
Solo estrangeiro: como validar o diploma e exercer medicina em outro país?
Países como Costa Rica, Chile, Canadá, e outro da União Europeia também recebem médicos brasileiros em suas redes de saúde, mas cada qual com suas próprias regras e procedimentos, que podem variar consideravelmente. Por isso, é fundamental consultar o MEC ou o órgão equivalente no país de destino para obter informações assertivas e processo de revalidação.
Solo nacional: como validar diplomas estrangeiros e atuar como médico no Brasil?
Você é um médico estrangeiro, mas se apaixonou pelo Brasil e o adotou como lar? Ou então nasceu aqui, mas se formou em outro país e agora decidiu voltar? Em ambos os casos, para que possa exercer em solo nacional a sua profissão, são necessárias algumas medidas
Experiência da Medicina no Canadá
O Canadá possui um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o qual é administrado e totalmente custeado pelos governos provinciais e territoriais e por doações. A base do sistema é composta majoritariamente por médicos de família. Esses são responsáveis por dirigir os cuidados básicos de saúde.
Experiência da Medicina em Portugal
Há 5 anos a performance do Sistema de Saúde em Portugal foi classificada como de elevada qualidade, sendo considerado o 9º da Europa e o 12º entre os 191 países da Organização Mundial de Saúde.
Experiência da Medicina nos EUA
Segundo o American Immigration Council, cerca que 15,6% da força de trabalho no setor de saúde nos EUA é realizada por imigrantes, sendo uma parte vinda do Brasil. E, segundo estatísticas governamentais, como a Health Resources and Services Administration (HRSA), os EUA precisam de mais de 16 mil trabalhadores de saúde para o setor primário, entre médicos e enfermeiros, sendo que até 2033, segundo dados da American Hospital Administration, o país necessitará contratar pelo menos mais 124 mil médicos para suprir a demanda.
Experiência da Medicina na Espanha
A Espanha está na 7ª posição no ranking da WHO e o segundo sistema de saúde melhor classificado na Europa quanto ao grau de satisfação dos pacientes com a qualidade dos cuidados de saúde.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.