O vericiguat é a droga de uma nova classe farmacológica que ativa a via do GMP cíclico, aumentando a produção de óxido nítrico e, com isso, vasodilatação e melhora da função endotelial. No congresso virtual da American College os Cardiology (ACC 2020), os resultados foram apresentados e mostram um ótimo perfil de segurança e eficácia!
Vericiguat para ICFER
O ensaio clínico randomizado e duplo-cego incluiu 5000 pacientes sintomáticos de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER) com FE < 45% e BNP elevado. A amostra tinha idade média 67 anos, maioria de homens (76%), e cerca da metade em CF II. Os pacientes deveriam estar otimizados clinicamente, incluindo uso de sacubitril/valsartana. Uma observação importante: não poderia haver uso concomitante de nitrato ou inibidores da fosfodiesterase, dado o risco de hipotensão pela via do óxido nítrico.
Resultados
Nos resultados, houve redução significativa do desfecho combinado de mortalidade cardiovascular e internação por IC, porém com uma redução de risco absoluto modesta: 3%, com um NNT de 4:100. Ao analisar os desfechos separadamente, apenas a internação por IC que mostrou significância, com redução relativa do risco em 9%.
Qual a mensagem prática? Ganhamos mais uma droga ao arsenal de tratamento da ICFER. O porém é que o desempenho nesse primeiro trial coloca ela na fila de tratamento atrás do tripé universal: inibidores da via da renina (iECA, BRA ou sacubitril), betabloqueadores e espironolactona.
Novos estudos são necessários para confirmar os resultados e comparar com outros vasodilatadores mais baratos, em especial a associação hidralazina/nitrato.
Veja mais do ACC 2020:
- Estudo VOYAGER-PAD: rivaroxabana para doença arterial periférica
- Burnout na cardiologia: mulheres são mais afetadas que os homens
- Rivaroxabana pode reduzir eventos cardiovasculares em pacientes com aterosclerose?
- Oclusões crônicas tratadas com angioplastias em pacientes pós-cirurgia de revascularização
- Denervação renal volta como opção no tratamento da hipertensão
- Novas indicações para NOACs conhecidos
- Risco x benefício do uso de aspirina nos pacientes com FA pós-SCA ou angioplastia
- Paciente com submetidos a TAVI com indicação de anticoagulação, o que fazer?
- TAVI é um procedimento seguro para pacientes com válvula aórtica bicúspide?
- Ablação alcoólica da veia de Marshall para fibrilação atrial persistente funciona?
- Monoterapia com ticagrelor pode ser benéfica após angioplastia em pacientes com SCA?
- CIAO-ISCHEMIA: como agir com pacientes com angina e DAC não obstrutiva?
- Novos dispositivos de MitraClip mostram boa eficácia
- Fazer ou não CAT no paciente com doença renal crônica?
Referência bibliográfica:
- Armstrong PW, et al. Vericiguat in Patients with Heart Failure and Reduced Ejection Fraction. The New England Journal of Medicine. March 28, 2020. DOI: 10.1056/NEJMoa1915928. https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1915928
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.