Logotipo Afya
Anúncio
Terapia Intensiva4 junho 2022

Fórum de Sepse 2022: vasopressores devem ser iniciados com a fluidoterapia em pacientes com hipotensão?

A apresentação do Dr. Alexandre discutiu a possibilidade de início do uso de vasopressores em conjunto com a reposição volêmica na sepse.

No XVIII Fórum Internacional de Sepse, realizado pelo Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS) contamos com a participação do Dr. Alexandre Biasi, Diretor do Instituto de Pesquisa Hcor e Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva – BRICNet.

A apresentação do Dr. Alexandre discutiu sobre a possibilidade de início do uso de vasopressores em conjunto com a reposição volêmica no contexto de pacientes em choque séptico.

Com o início precoce do uso de vasopressores é possível aumentar a pressão arterial, tratar o componente de baixo tônus molecular da sepse, aumentar o débito cardíaco (por meio do aumento da pré-carga e da contratilidade miocárdica) e melhorar a circulação. Além disso, teoricamente haveria um uso menor de fluidos intravenosos e tendência a um balanço hídrico mais equilibrado.

Porém, até o momento, há apenas evidências fracas de que o uso de vasopressores em conjunto com a prova volêmica inicial reduziria a mortalidade de pacientes sépticos e mais estudos serão necessários para esta definição.

Mensagem prática

O início do uso de noradrenalina para o tratamento de pacientes em choque séptico não deve ser protelado em função da expectativa de que o paciente responderá a reposição de fluidos. A ideia é que a conduta seja individualizada sempre levando em conta as peculiaridades de cada paciente.

Autoria

Foto de Rafael Horácio Lisbôa

Rafael Horácio Lisbôa

Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Base do Distrito Federal ⦁ Especialização em Gestão em saúde pelo Instituto Israelita Albert Einstein ⦁ Graduação em Medicina pelas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central ⦁ Gerente de Medicina interna do Hospital de Base do Distrito Federal (Brasília-DF), onde foi preceptor do programa de Residência Médica em Clínica Médica enquanto esteve na assistência

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Terapia Intensiva