EAPS 2024: Confira a cobertura do congresso da Academia Europeia de Pediatria
A 10° edição do congresso da Academia Europeia de Pediatria (EAPS 2024) começou no dia 18 de outubro, e vai até o dia 20 de outubro, em Viena, na Áustria. O evento concentra educação e pesquisa e traz as principais novidades da área de pediatria.
Nesta edição do congresso, que está sendo organizado pela European Academy of Paediatrics (EAP) e pela European Society for Paediatric Research (ESPR), os destaques são as últimas descobertas em genômica, terapia genética, machine learning na pediatria e mais!
Confira os destaques do EAPS 2024!
Confira como foi a discussão aprofundada sobre os avanços no tratamento da epilepsia neonatal, destacando a necessidade crucial de precisão no diagnóstico e tratamento da epilepsia em recém-nascidos, especialmente aqueles em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
O Dr. Martin Stocker destacou a importância de evitar o uso excessivo de antibióticos em bebês, especialmente nos primeiros dias de vida, devido ao impacto negativo dos antibióticos no microbioma infantil e no aumento da resistência antimicrobiana e suas consequências.
Durante o evendo, o Dr. Karel Allegardt fez contribuições significativas na sobre o manejo da dor pediátrica, com um foco em abordagens tanto farmacológicas quanto não farmacológicas, além de compartilhar suas experiências clínicas e de pesquisa, destacando as complexidades envolvidas no manejo eficaz da dor em crianças.
A dra. Angelika Berger apresentou um pouco sobre o vírus sincicial respiratório, sua prevenção e novas opções de tratamento e imunização, como a vacina abruzfo e o anticorpo monoclonal nirsevimab (ou bifoactus).
A cólica infantil é uma condição desafiadora. À medida que pediatras e pesquisadores buscam maneiras eficazes de aliviar esse problema comum, intervenções bacterianas, como probióticos, prebióticos, simbióticos e pós-bióticos, têm recebido atenção significativa.
a Dra. Angela Zacharjasiewicz explorou como os pediatras devem abordar a tosse crônica, enfatizando a importância da história clínica detalhada, a identificação de sinais de alerta e a compreensão dos mecanismos por trás da tosse para decidir quando investigações adicionais são necessárias.
A professora Dra. Maria Roberta Cilio apresentou uma discussão aprofundada sobre os avanços no tratamento da epilepsia neonatal, destacando a necessidade crucial de precisão no diagnóstico e tratamento da epilepsia em recém-nascidos, especialmente aqueles em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.