Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria21 novembro 2025

27º Congresso Brasileiro de Perinatologia (Perinato): Confira os destaques!

Acompanhe a cobertura completa do 27º Congresso Brasileiro de Perinatologia e fique por dentro das últimas atualizações da área.
Por Redação Afya

O 27º Congresso Brasileiro de Perinatologia, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, reconhecido como o mais importante evento da perinatologia nacional, ocorreu entre os dias 19 e 22 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O evento reuniu especialistas do brasil e do mundo para discutir os principais avanços no cuidado materno-infantil. A programação científica vai abordar temas essenciais e inovadores da prática perinatal, com foco na qualificação da assistência e na promoção de desfechos positivos para mães e recém-nascidos.

A médica pediatra e editora do Portal Afya, Roberta Esteves, esteve presente no PERINATO 2025 e trouxe os principais destaques em Perinatologia abordados no evento.

Acompanhe a cobertura completa no Portal Afya!

Na conferência internacional “Da Evidência à Prática: Hipotermia Terapêutica na Encefalopatia Neonatal”, o palestrante Roger Soll (EUA) ressaltou a relevância do assunto e mostrou um pouco da sua experiência na University of Vermont. 

A sepse representa uma das grandes causas de mortalidade global e foi declarada como uma prioridade pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A maior incidência entre todos os grupos etários ocorre em recém-nascidos (RN).

A HT é atualmente o padrão de cuidado em países de alta renda para o tratamento da encefalopatia hipóxico-isquêmica (EHI) moderada ou grave em neonatos a termo e quase a termo.

O palestrante apresentou o projeto de pesquisa intitulado “Smart Hospital”, cujo objetivo é revolucionar o atendimento neonatal por meio do poder da tecnologia sem fio inovadora, painéis inteligentes de última geração e ferramentas avançadas de aprendizado de máquina, tudo isso mantendo uma abordagem centrada na família. 

Para ilustrar a relevância do nirsevimabe na proteção de neonatos contra infecções pelo vírus sincicial respiratório (VSR), foram apresentados dados sobre mortes associadas a esse patógeno no Chile.

O tratamento da sepse neonatal (SN) foi discutido na palestra “Abordagem da Sepse Neonatal” e foi um dos grandes destaques do congresso.

Segundo o palestrante, Dr. Gabriel Fernando Todeschi Variane, recém-nascidos (RN) críticos apresentam elevado risco de óbito e, quando sobrevivem, há um risco alto de paralisia cerebral, cegueira ou surdez, deficiência cognitiva e transtornos de comportamento.

Autoria

Foto de Redação Afya

Redação Afya

Produção realizada por jornalistas da Afya, em colaboração com a equipe de editores médicos.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria