Os municípios de Catanduva e Votuporanga, ambos em São Paulo, confirmaram casos da gripe H3N2, uma variação do H1N1. Os pacientes infectados pelo vírus foram atendidos e passam bem.
O primeiro caso registrado foi em Catanduva (SP), na última semana. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a paciente foi internada para tratamento e recebeu alta alguns dias depois. A prefeitura informou que, desde o começo de 2017, o município registrou quatro casos de Influenza.
O segundo caso aconteceu em Votuporanga (SP) e foi divulgado na última terça-feira, dia 21. A paciente tem 60 anos e está internada para receber o tratamento. Seu estado de saúde é considerado estável.
A vacina contra Influenza é a melhor maneira de se prevenir. Ela é recomendada para todos com 6 meses ou mais, inclusive crianças maiores e adolescentes, sendo indicada tanto a vacina inativada trivalente quanto a tetravalente. Todos os profissionais de saúde devem receber a vacina anual contra Influenza, a fim de prevenir a doença e reduzir os cuidados de saúde relacionados com a infecção pelo vírus.
Outras maneiras de se prevenir da infecção são lavar sempre as mãos e frequentar ambientes ventilados. Os principais sintomas da gripe H2N3 são:
- Febre alta e súbita
- Tosse
- Dor de garganta
- Dor no corpo
- Dor nas articulações
- Dor de cabeça
O tratamento mais apropriado é: boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, sempre prescrito pelo médico.
Veja mais sobre Influenza:
- Recomendações para prevenção e controle da Influenza em crianças (2016-2017)
- Estudo analisa relação entre infecção por influenza na gestação, vacina e risco de autismo
- Vacinação contra influenza protege mãe e recém nascido
- Pilares para tratamento do Influenza em pediatria
- Uma técnica avançada para salvar um paciente com gripe suína
Referências:
- https://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2017/02/saude-confirma-primeiro-caso-do-virus-h3n2-em-catanduva.html
- https://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2017/02/santa-casa-de-votuporanga-confirma-primeiro-caso-de-h3n2-no-municipio.html
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.