Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia6 abril 2024

ACC 2024: Confira os destaques do congresso do American College of Cardiology

O congresso americano de cardiologia aconteceu entre 6 e 8 de abril, em Atlanta. O Portal Afya cobriu este grande evento!
Por Redação Afya

O congresso do American College of Cardiology, o ACC 2024 aconteceu nos dias 6 a 8 de abril, em Atlanta, nos Estados Unidos. O Portal Afya realizou a cobertura deste importante evento para a cardiologia em parceria com a Afya CardioPapers.

Trazemos as principais e mais relevantes atualizações para a prática médica, sempre as adaptando para a realidade da medicina brasileira.

Confira os destaques!

O estudo PREVENT pretendeu avaliar se a intervenção coronariana percutânea (ICP) de placas vulneráveis (PV) focais funcionalmente não obstrutivas melhora desfechos clínicos em relação a TMO. 

O ORBITA-COSMIC foi um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo (sham), multicêntrico conduzido em seis hospitais do Reino Unido. 

O estudo DEDICATE comparou cirurgia e TAVI em pacientes com risco cirúrgico baixo ou intermediário e que eram elegíveis para os dois procedimentos em um cenário de mundo real.  

Foi feito um estudo de fase 3 para testar um novo inibidor seletivo da aldose redutase em indivíduos com cardiomiopatia diabética e capacidade física reduzida com alto risco para IC. 

No estudo PROACT, apresentado no ACC 2024, a hipótese era de que haveria benefício do enalapril na prevenção da cardiotoxicidade por antraciclinas em altas doses.

A associação de lerodalcibep ao tratamento padrão com estatinas foi o destaque desta apresentação, que mostrou os resultados do estudo Liberate-HR.

Um dos estudos mais aguardados do segundo dia de congresso foi o DanGer, que trata sobre bomba de fluxo em chocados.

Confira mais detalhes sobre a discussão que foi um dos destaques do segundo dia de congresso ACC 2024 neste artigo.

Resultados do estudo REDUCE-AMI foram apresentados durante o congresso da ACC neste ano e trouxeram discussões relevantes para a área.

Um dos estudos de maior destaque no segundo dia do congresso foi o BRIDGE, sobre olezarsen para tratamento de hipertrigliceridemia.

Um dos destaques do segundo dia de congresso ACC 2024 foi a apresentação sobre o medicamento zilebesiran. Confira.

O objetivo deste estudo apresentado no ACC 2024 foi comparar a eficácia relativa de um dispositivo de avanço mandibular (DAM) vs CPAP na redução de pressão arterial (PA) de 24 horas ambulatorial para pacientes que recusam ou não toleram CPAP. 

O estudo STEP-HFpEF DM randomizou pacientes com ICFEP, índice de massa corporal (IMC) ≥30 e diabetes tipo 2 para receber semaglutida semanal (2,4 mg) ou placebo por 52 semanas.

O VICTORION-INITIATE foi um estudo prospectivo, randomizado, multicêntrico, aberto, de fase 3b, para avaliar a efetividade da utilização do inclisiran antes de outras opções terapêuticas comparado ao tratamento habitual. 

O AEGIS-II foi um estudo de fase III, multicêntrico, duplo-cego, placebo-controlado, guiado por eventos que avaliou se infusão de CSL 112 (Apolipoproteína A-I) reduziria desfechos cardiovasculares (CV) em pacientes pós-infarto agudo do miocárdio (IAM). 

Os iSGLT2 tem benefício cardiovascular nos pacientes com diabetes de alto risco, doença renal crônica (DRC) e IC com fração de ejeção reduzida ou preservada e já foram avaliados no contexto de IAM. Porém, estes estudos tiveram algumas limitações, sendo feito então o EMPACT-MI, apresentado no ACC 2024.

Esse trabalho foi um ensaio clínico, duplo-cego, randomizado, controlado de um shunt interatrial vs placebo (procedimento placebo ou “sham”) em pacientes com insuficiência cardíaca (IC) de qualquer tipo, fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) reduzida (ICFER) ou preservada (ICFEP). 

Confira o resumão do ACC 2024 feito pela Afya CardioPapers!

Acesse também o Instagram e o site da Afya CardioPapers para mais informações sobre a edição deste ano do congresso do American College of Cardiology.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo