Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI 2018) foi realizado recentemente e o Portal PEBMED esteve presente, por meio de nossas colunistas Dayanna Quintanilha e Caroline Mafra, que fizeram uma cobertura completa de tudo o que aconteceu de mais importante no evento. Desde o início de 2018, a PEBMED acompanhou vários eventos e congressos que trouxeram novidades na área médica, como diretrizes atualizadas, novas abordagens, perspectivas e definições.
Além do CBMI 2018, entre os principais eventos que cobrimos durante esses 12 meses se destacam o AHA 2018, o ESC 2018, o ABRAMEDE, o ACC, entre outros. Confira a seguir nossa retrospectiva com 10 artigos scom as novidades apresentadas nos congressos de 2018.
10. AAS na prevenção primária após o ESC 2018: o que mudou?
O congresso da European Society of Cardiology trouxe dois grandes estudos (ARRIVE e ASCEND) que abordam o uso do ácido acetilsalicílico (AAS) na prevenção secundária de eventos cardiovasculares. Os dois levantamentos investigaram os efeitos positivos do fármaco na diminuição nos riscos de IAM e AVC. Confira o resultado dos estudos
9. ESC 2018: você já conhece a nova definição universal de infarto?
Novamente o congresso da European Society of Cardiology figura na lista dos eventos mais lidos de 2018. Desta vez, o destaque vai para a nova definição universal do infarto do miocárdio. O texto tem a finalidade de diferenciar a injúria ou lesão miocárdica do infarto do miocárdio propriamente dito.
Resumidamente, de acordo com a nova definição “injúria ou lesão ocorre quando há apenas elevação dos marcadores de lesão e o infarto quando essa elevação é aguda e acompanhada de isquemia evidente.”
8. AHA/ACC: novas diretrizes para manejo da valvopatia
A American College of Cardiology (ACC) publicou um novo guideline para abordagem da valvopatia. Entre os keypoints estão cirurgia para paciente com regurgitação mitral severa ou estenose aórtica grave, TAVR válvula-dentro-da válvula em pacientes com risco cirúrgico elevado e administração de NOACs.
7. Cetoacidose diabética: veja as novidades no manejo [ABRAMEDE 2018]
No ABRAMEDE 2018, a doutora Rachel Teixeira realizou uma palestra sobre o tratamento da cetoacidose diabética. No evento, a palestrante apresentou as definições da doença, como é o diagnóstico e as melhores alternativas terapêuticas para controlar os níveis de cetona no organismo.
6. Como tratar edema agudo de pulmão e choque cardiogênico [ABRAMEDE 2018]
O ABRAMEDE 2018 repercutiu nacionalmente e entre os assuntos mais comentados estão o edema agudo de pulmão e o choque cardiogênico em pacientes críticos. O painel sobre insuficiência cardíaca no congresso abordou de maneira minuciosa as principais características destas condições, além das abordagens terapêuticas mais apropriadas para o manejo do paciente.
5. Insuficiência cardíaca: novas diretrizes da AHA
E falando em insuficiência cardíaca, durante o congresso da American Heart Association a diretriz para o tratamento da doença ganhou uma atualização. Vigente desde 2013, guideline foi atualizado com novas condutas no uso de fármacos como o Sacubitril/Valsartana, a Ivabradina, além da utilização combinada de biomarcadores para o rastreio da doença.
4. O que há de novo no ATLS 10ª edição? [ABRAMEDE 2018]
O congresso da Associação Brasileira de Medicina de Emergência apresentou as novidades da décima edição do Advanced Trauma Life Support (ATLS 10). Entre os novos direcionamentos estão o uso de videolaringoscopia para a IOT, uso do ácido tranexâmico, novos valores para a Escala de Coma de Glasgow e arteriografia para o tratamento da fratura pélvica com choque hipovolêmico.
3. Nova diretriz de hipertensão da ESC 2018
O congresso ESC 2018 divulgou a nova diretriz com as principais recomendações para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS). O guideline tem foco nas novas práticas em relação à doença, como diagnósticos, estratificação de risco, rastreio e tratamento. Confira o artigo do cardiologista Ronaldo Gismondi sobre o evento.
2. Hipertensão: nova diretriz da AHA muda definição de HAS; veja aqui
Em mais um artigo especial sobre o congresso da American Heart Association, relatamos a mudança de definição da hipertensão arterial sistêmica (HAS), cujos novos parâmetros de PAS são ≥ 130 mmHg e/ou PAD ≥ 80 mmHg. O cardiologista Ronaldo Gismondi comenta os keypoints do guideline da entidade americana.
1. Atualização em hipertensão: novidades do congresso ESC 2018
Na liderança dos artigos mais acessados sobre eventos e congressos está este episódio do nosso PEBMEDCast cujo tema é hipertensão. Apresentado pela cardiologista Érika Campana, o podcast aborda as novas práticas divulgadas no ESC 2018 para o manejo do paciente hipertenso e as recomendações para o uso de fármacos como terapia inicial. Ouça o episódio do podcast na íntegra.
Confira outros artigos da nossa Retrospectiva PEBMED 2018:
- Retrospectiva PEBMED: confira os 10 artigos mais lidos de 2018
- Retrospectiva PEBMED 2018: confira as 10 diretrizes mais lidas
- Retrospectiva PEBMED 2018: conheça os 5 quizzes mais lidos
- Retrospectiva PEBMED 2018: veja os 5 casos clínicos mais lidos
- Retrospectiva PEBMED: ouça os 10 podcasts mais acessados de 2018
Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.