Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria13 maio 2024

Confira os destaques do congresso ESPGHAN 2024

O ESPGHAN 2024 traz importantes discussões pertinentes à prática clínica em gastroenterologia, hepatologia e nutrição pediátrica.
Por Redação Afya

Entre os dias 15 a 18 de maio, em Milão, na Itália, estará acontecendo a 56° edição do congresso da European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition. O renomado evento é conhecido por ser o maior encontro da comunidade de gastroenterologia, hepatologia e nutrição pediátrica na Europa.

O Portal Afya está acompanhando o congresso para trazer todos os destaques apresentados.

Confira as novidades aqui!

Pelos guidelines atualmente vigentes, a utilização do USG em pacientes com CIF é insuficiente para sustentar o diagnóstico. Para tentar preencher essa lacuna, a Dra. Michelle Bloom trouxe dados de uma revisão sistemática sobre o uso de USG no diagnóstico em comparação ao critério de Roma IV.

As doenças gastrointestinais funcionais são agora denominadas de distúrbios da interação intestino-cérebro (DIIC). A Dra. Licia Penebene apresentou como a nova denominação reflete a complexa fisiopatologia dessas condições.

Foram abordados no congresso aspectos relacionados a pacientes com achados histológicos importantes de eosinofilia no TGI, sem evidência de sintomas clínicos. Para ilustrar esse aspecto, o Dr. Noam Zevt, apresentou um caso clínico de um paciente que, em 2016, apresentou um achado histológico de cerca de 90 eosinófilos por campo e estava completamente assintomático.

Condições como atresia esofágica, atresia duodenal, estenose hipertrófica de piloro e aganglianose intestinal fazem parte das doenças que podem necessitar uma intervenção cirúrgica em fazes iniciais da vida dos nossos pacientes pediátricos, porém em algumas situações os pacientes evoluem com alterações de motilidade do TGI. Nesse contexto, este tópico foi abordado no congresso.

O Dr. Salvotore Oliva apresentou os resultados do uso de dupilubame em pacientes pediátricos com esofagite eosinofílica (EoE), uma condição esofágica crônica e progressiva, que apresenta clinicamente com sinais e sintomas como disfagia, impactação alimentar, vômitos, entre outros.

Foram discutidas no ESPGHAN 2024 as evidências atualmente disponíveis sobre os potenciais tratamentos medicamentos para a doença celíaca, apresentadas por Dr. Kalle Kurppa, da Universidade de Tampere.

No dia 16 de maio ocorreu uma sessão voltada para aplicabilidade da inteligência artificial (IA) no dia a dia do gastroenterologista, hepatologista e ou nutrologista pediátricoA sessão foi iniciada por Dra. Hania Szajewska, professora e residente do Departamento de Pediatria da Universidade Médica de Varsóvia.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo