Irrigação com solução fria intraoperatória pode reduzir a dor pós-ATJ?
A artroplastia total de joelho (ATJ) é uma cirurgia cada vez mais frequente com o envelhecimento da população. Sabidamente a dor pós-operatória é um dos problemas relacionados ao procedimento e há maneiras de reduzir tal efeito com medicação ou até mesmo crioterapia. Em 2016, um estudo sugeriu que o uso de salina gelada intraoperatória poderia ser capaz de reduzir a dor pós-operatória dos pacientes submetidos a esse procedimento.
Foi publicado recentemente na revista “BMC Musculoskeletal Disorders” um estudo com o objetivo de avaliar se uma irrigação intraoperatória com uma solução fria poderia melhorar os resultados pós-operatórios iniciais da ATJ.
O ESTUDO
O estudo foi um ensaio clínico randomizado controlado duplo-cego desenvolvido em um hospital universitário tailandês entre julho de 2020 e janeiro de 2023 incluindo pacientes com osteoartrite maiores de 45 anos submetidos a ATJ no hospital. Os pacientes foram randomizados em bloco em 2 grupos: o grupo de irrigação com solução fria e o grupo de irrigação com solução em temperatura ambiente.
Veja mais: Quais são os fatores de risco para retenção urinária pós ATQ e ATJ? – Portal Afya
Foram excluídos pacientes que tinham alergia ao frio/intolerância ao frio, alergia a qualquer medicamento usado no protocolo, que tinham uma TFGe menor que 50 mL/min/1,73 m2, que receberam anestesia diferente de raqui com bloqueio do canal adutor, transtorno psiquiátrico, comprometimento cognitivo, transtorno de sangramento, incapazes de reter antiplaquetário/anticoagulante antes da cirurgia, exceto aspirina em baixa dose, precisaram de um procedimento adicional diferente da artroplastia total do joelho com retenção do ligamento cruzado padrão e/ou se recusaram a dar consentimento informado ou rejeitaram a participação.
Assim, 70 no estudo foram randomizados em 2 grupos: 35 participantes no grupo de solução fria e 35 participantes no grupo de solução em temperatura ambiente. Não houve abandono de participantes nesse estudo. A temperatura média da solução no grupo frio foi de 11,1 °C, enquanto foi de 18,6 °C no grupo de temperatura ambiente. O tempo total de irrigação foi estimado em 2–3 min. Como resultado, o grupo de solução fria apresentou escores de dor significativamente menores na escala de classificação numérica da dor em 28 h de pós-operatório (p = 0,047). Não houve diferenças significativas no consumo de opioides ou perda de sangue entre os grupos.
CONCLUSÃO
O estudo concluiu que a irrigação intraoperatória com solução fria em pacientes submetidos à artroplastia total primária unilateral do joelho pode proporcionar o benefício da redução da dor pós-operatória precoce por até 28 horas, mas não tem efeito em termos de redução do consumo de opioides ou perda de sangue.
Leia também em Ortopedia:
É possível prever a tendinite do iliopsoas após ATQ? – Portal Afya
Enxertos alógenos osteocondrais e tratamento da instabilidade do ombro – Portal Afya
Placas bloqueadas versus haste intramedular na fixação de fraturas da tíbia – Portal Afya
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.