Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia2 julho 2024

Risco de complicações após ATQ e ATJ em sobreviventes de câncer de mama 

Sobreviventes de câncer de mama têm fatores de risco conhecidos que podem influenciar os resultados da artroplastia total do quadril ou da artroplastia total do joelho
Por Rafael Erthal

Um estudo recente publicado em abril de 2024 investigou os resultados clínicos de pacientes sobreviventes de câncer de mama submetidos a artroplastia total do quadril (ATQ) e joelho (ATJ) primárias, considerando fatores de risco conhecidos que podem influenciar esses resultados. 

Risco de complicações após ATQ e ATJ em sobreviventes de câncer de mama 

Imagem de freepik

Metodologia  

Pacientes com histórico de câncer de mama submetidos a ATQ primária (n = 423) e ATJ (n = 540) foram identificados em um registro de base de dados. Esses pacientes foram pareados 1:1 com controles sem histórico de câncer de mama, baseados em idade, sexo, IMC, tipo de procedimento e ano cirúrgico. A mortalidade, sobrevivência do implante e complicações foram avaliadas usando análise de Kaplan-Meier. Os resultados clínicos foram avaliados pelos Escores de Quadril de Harris (HHS) e Escores de Sociedade do Joelho (KSS). O acompanhamento médio foi de seis anos (2 a 15 anos). 

Leia também: Como me manter atualizado no meio médico?

A sobrevida em cinco anos para pacientes com câncer de mama foi de 92% (IC 95%: 89%-95%) após ATQ e 94% (IC 95%: 92%-97%) após ATJ. Não houve diferença significativa na sobrevida livre de reoperação ou revisão do implante entre pacientes com e sem câncer de mama após ATQ (p ≥ 0,412) e ATJ (p ≥ 0,271) em cinco anos. No entanto, pacientes com câncer de mama apresentaram menor sobrevida livre de complicações após ATQ (91% vs. 96%, respectivamente; hazard ratio = 2, IC 95%: 1,1-3,4; p = 0,017).  

Especificamente, a taxa de fratura intraoperatória foi de 2,4% vs. 1,4%, e tromboembolismo venoso (TEV) foi de 1,4% vs. 0,5% para câncer de mama e controles, respectivamente, após ATQ. Não houve diferença significativa nas complicações após ATJ (p ≥ 0,323). Ambos os grupos, com e sem câncer de mama, apresentaram melhorias similares nos HHSs (p = 0,514) e KSSs (p = 0,132). 

Considerações: risco de pacientes sobreviventes de câncer de mama na ATQ e ATJ

Este estudo sugere que pacientes sobreviventes de câncer de mama não apresentaram risco significativamente maior de mortalidade ou necessidade de reoperação após ATQ e ATJ primárias. Entretanto, observou-se um risco duas vezes maior de complicações após ATQ, incluindo fratura intraoperatória e complicações tromboembólicas. Esses achados reforçam a importância da avaliação cuidadosa e do manejo adequado de complicações potenciais em pacientes com histórico de câncer de mama submetidos a artroplastias do quadril e joelho.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo