Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia30 setembro 2024

Crioterapia ou kinesio taping no tratamento das tendinites do manguito rotador?

O estudo foi conduzido com 52 pacientes entre 30 e 60 anos com diagnóstico de tendinite do manguito rotador tratados em um hospital turco.

A tendinite do manguito rotador do ombro é uma patologia comum na rotina de atendimentos do ortopedista. Pode ser causada por trauma, alterações degenerativas ou uma combinação de ambos os fatores. O paciente pode sentir o ombro edemaciado e apresentar incômodo ou dor evoluindo com dificuldade na mobilização da articulação, principalmente na movimentação ativa.  

Nas lesões parciais, o tratamento é bastante variado podendo o médico lançar mão do uso de anti-inflamatórios, injeção de corticoesteroides, fisioterapia (laser, ultrassom, TENS), crioterapia, exercícios e o “kinesio taping” (KT). O KT causa mudanças fisiológicas na pele, circulação, fáscia, músculos e articulações, reduzindo a pressão sobre os tecidos e melhorando o fluxo linfático, aumentando a circulação sanguínea, reduzindo o edema, prevenindo a estimulação dos receptores de dor e acelerando a cura do tecido.  

 

O ESTUDO  

Apesar dessa grande variedade de tratamentos, não há uma recomendação específica sobre a terapia mais efetiva no tratamento conservador dessa patologia. Visto isso, foi publicado recentemente na revista “Medicina” um estudo com o objetivo de investigar e comparar os efeitos de curto prazo do KT e da crioterapia no alívio da dor e na funcionalidade da extremidade superior em indivíduos com tendinite do manguito rotador.  

O estudo foi um ensaio clínico randomizado prospectivo e duplo-cego conduzido entre junho de 2021 e fevereiro de 2023 com 52 pacientes entre 30 e 60 anos com diagnóstico de tendinite do manguito rotador tratados em um hospital turco. Foram excluídos pacientes com qualquer outra patologia do ombro.  

Os pacientes foram randomizados nos grupos KT ou crioterapia (20 minutos, 5 vezes ao dia) e foram incluídos em um programa padronizado de exercícios em casa, incluindo exercícios de amplitude de movimento do ombro sem dor, exercícios isométricos e exercícios de alongamento para a cápsula posterior. Os desfechos foram avaliados de acordo com a escala numérica de avaliação da dor (NRS), questionários DASH e SPADI para funcionalidade, arco de movimento medido por goniômetro e força de preensão medida com dinamômetro.  

Todos os valores de avaliação melhoraram significativamente no grupo KT. No grupo de crioterapia, apenas as pontuações de dor (exceto durante a atividade) foram significativamente melhoradas no final do terceiro dia de aplicação em comparação com os valores iniciais (p < 0,05). Para todos os resultados de medida, os efeitos das interações tempo×grupo foram estatisticamente significativos (p < 0,05) em favor do grupo KT, exceto para a dor em repouso (p = 0,688). 

Veja mais: A relação entre a posição de dormir e lesões no manguito rotador  – Portal Afya

 

CONCLUSÃO  

O estudo sugeriu que ambas as estratégias são eficientes para melhora da dor em repouso de pacientes com tendinite do manguito rotador. Entretanto, o kinesio taping também apresentou melhora da função, arco de movimento e força de preensão a curto prazo e pode ser uma boa alternativa no tratamento dessa patologia. 

 

Leia também em Ortopedia

Enxertos alógenos osteocondrais e tratamento da instabilidade do ombro – Portal Afya

Qual o melhor tratamento para a capsulite adesiva? – Portal Afya

Métodos de fixação cirúrgica para fraturas do platô tibial – Portal Afya

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo