Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia21 outubro 2023

FDA autoriza vacina Novavax contra covid-19

A vacina também é eficaz contra a subvariante Éris, que atualmente é a principal responsável pelos casos de covid-19 nos Estados Unidos.

A U.S. Food and Drug Administration (FDA) autorizou no início deste mês uma emenda na autorização de uso emergencial da vacina contra covid-19 da empresa Novavax. O uso dessa vacina nos Estados Unidos está autorizado em pessoas com mais de 12 anos.  

No que diz respeito ao Brasil, a vacina não está na lista de vacinas autorizadas pela Anvisa, mas faz parte do Covax Facility, consórcio do qual o país faz parte, o que permitiria o seu uso no país através dessa via. 

Saiba mais: FDA aprova reformulações de vacinas contra covid-19

FDA autoriza vacina Novavax contra covid-19

FDA autoriza vacina Novavax contra covid-19

Atualização contra variante 

A emenda à autorização foi concedida pela FDA depois que a fabricante atualizou a vacina de forma a combater as variantes do SARS-Cov-2. A proteína spike utilizada na nova versão é a da subvariante XBB.1.5 da ômicron. 

Segundo dados informados pela fabricante e analisados pela agência americana, a vacina também é eficaz contra a subvariante Éris, que atualmente é a principal responsável pelos casos de covid-19 nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). 

Leia também: Qual a relação entre covid-19 e risco de complicações em cirurgias ortopédicas?

Brasil 

No último boletim epidemiológico divulgado em setembro pelo Ministério da Saúde e com dados de julho, constam como as principais subvariantes em circulação no território nacional a XBB.x (incluindo a XBB.1.5) e a BQ.1.x. 

Atualmente o governo federal realiza uma campanha de multivacinação com ações localizadas por estado, na qual, além de serem oferecidas vacinas contra poliomielite, hepatites, BCG, sarampo, caxumba e rubéola, também é realizada a imunização contra covid-19. Nesta semana a campanha passa por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo