Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia15 dezembro 2020

Além da pandemia: retrospectiva 2020 de cirurgia

Retrospectiva 2020: apesar de todo o impacto gerado pela pandemia, os assuntos mais tradicionais também continuaram a serem publicados.

Por Felipe Victer

2020 está acabando e o assunto ao longo dos meses, infelizmente, se manteve constante. Não podemos negar que a pandemia da Covid-19 alterou drasticamente nossos hábitos diários com mudanças tanto em casa, como na rotina de trabalho.

Logo no início da pandemia, foram publicados alguns artigos sobre os eventuais riscos de contaminação por secreções abdominais. Além disto, o temor de superlotação e contaminação intra-hospitalar em pacientes com cirurgias eletivas, fizeram as sociedades recomendarem a suspensão dos casos eletivos.  

E o que fazer quando um paciente com quadro de infecção pelo coronavírus necessitar de um atendimento cirúrgico? Os cuidados também foram cuidadosamente descritos por diferentes sociedades e resumidos em alguns artigos no Portal PEBMED.

Saiba mais sobre Covid-19 na revista especial sobre o tema!

Retrospectiva 2020

Cirurgia em 2020: avanços além da Covid-19

Apesar de todo o impacto gerado pela pandemia, os artigos com assuntos mais tradicionais também continuaram a serem publicados. Alguns temas, inclusive, controversos, como por exemplo, não fazer antibiótico em casos de diverticulite aguda leve. Também foi discutido o uso de cateteres nasogástrico após cirurgia de grande porte, assim como orientar o paciente a mascar chicletes. Todas as condutas, por mais estranhas que possam parecer, possuem embasamento científico e foram publicadas em revistas com notoriedade internacional.

Discussões técnicas, como o tipo de fio a ser utilizado no fechamento da parede abdominal, ou até se devemos colocar telas de forma profilática em cirurgias de urgências foram discutidas em nossos artigos e sempre geram algum grau de polêmica. Cada cirurgião possui a sua rotina e a controvérsia faz parte do dia a dia da prática cirúrgica. Assim como também foi apresentado inovações tecnológicas, como novas formas de realizar anastomoses e tratamento do refluxo com uso de imãs. Apesar de empolgante, muitos destes tratamentos nunca foram utilizados de forma ampla. 

Congresso do Colégio Americano de Cirurgiões

Mas, sem dúvidas, um dos momentos de maior impacto da cirurgia geral foi a cobertura do Congresso do Colégio Americano de Cirurgiões. Feito através de plataformas digitais, foi uma uma novidade para todos. Opinião de diversos especialistas com notoriedade mundial sobre temas controversos, inclusive a apresentação de resultados de tratamento conservador de apendicite aguda, com publicação simultânea do estudo no New England Journal of Medicine. A pancreatite aguda complicada por necrose também foi temas de diversas salas do congresso com aulas super interessantes e corroborando a ideia da progressão de procedimentos. 

Em resumo, apesar de todos os contratempos a ciência continuou a prover informações importantíssimas tanto para o combate a pandemia como para prosseguirmos nos cuidados diários dos pacientes com patologias diversas.

Veja outras retrospectivas do Portal PEBMED 2020:

 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo