Um device de monitorização da pressão da artéria pulmonar em tempo real que poderia alertar ao médico quando ocorresse piora do quadro e levasse a uma intervenção terapêutica precoce evitando desfechos ruins. A ideia realmente é animadora, tão animadora que levou uma empresa tradicional no ramo a desenvolver o CardioMEMS HF System®.
O sistema promove monitorização da pressão de artéria pulmonar através de um pequeno sensor, que é implantado permanentemente na parte distal da artéria pulmonar através de cateterização direita. O sensor mede alterações na pressão arterial pulmonar e informa ao paciente e ao médico através de um sistema sem fio. As alterações levariam a intervenções precoces como alterações de prescrição para evitar uma possível descompensação.
O estudo GUIDE-HF, apresentado no congresso da European Society of Cardiology (ESC 2021) e publicado simultaneamente no The Lancet, se propôs testar a eficácia e segurando do dispositivo no manejo de pacientes com insuficiência cardíaca.
Monitorização da insuficiência cardíaca
Tratou-se de um estudo clínico randomizado 1:1 comparando um grupo com 497 pacientes utilizando o CardioMEMS HF System® e 503 com a terapia convencional. A duração do seguimento foi de 12 meses.
Os pacientes tinha idade média de 71 anos, 38% eram mulheres.
Os critérios de inclusão eram pacientes com IC classe II a IV da NYHA, e níveis de NT-proBNP ou BNP elevados ou internação por IC prévia. Eram excluídos do estudo pacientes com transplante cardíaco ou dispositivo de assistência ventricular nos últimos 12 meses, pacientes com IC classe D (ver classificação universal de IC, tem um texto meu no portal) e pacientes que necessitaram de inotrópicos nos últimos seis meses. Cabe ainda salientar que 65% dos pacientes estavam em classe funcional III de NYHA, 59% tinham FA ou flutter atrial, a média da fração de ejeção era de 39% e a média do índice cardíaco basal era de 2,1 L/min/m².
Desfechos:
- Primário: conjunto de: mortalidade por todas as causas, internação por IC ou avaliação urgente por IC;
- Secundário: hospitalização por IC, mudanças na pressão arterial basal, morte por todas as causas separadamente.
Resultados
Em relação ao desfecho primário foram 0,56 eventos/pessoa-ano no grupo do dispositivo e 0,64 eventos/ pessoa-ano (risco relativo (RR) 0.88, 95% de intervalo de confiança [IC] 0.74-1.05, p = 0.16).
Já em relação ao desfecho secundário também não houveram diferenças estatisticamente significativas.
A maior parte do seguimento e da ocorrência de eventos (72 e 74% respectivamente) ocorreram antes do início da pandemia por Covid-19. Nesse período os números estavam extremamente favoráveis ao grupo do CardioMEMS HF System® (RR 0.81, 95% IC 0.66-1.00, p = 0.05), inclusive em relação a internação por IC (RR 0.72, 95% IC 0.57-0.92, p = 0.007).
Conclusão
O estudo foi um banho de água fria em relação a uma ideia que parecia ser bem promissora, não mostrando redução de desfechos com o dispositivo CardioMEMS HF System® comparado com o cuidado usual. Entretanto há possibilidade da pandemia ter interferido nos resultados.
Estamos realizando a cobertura do congresso. Fique ligado no Portal PEBMED!
Veja mais do ESC 2021:
- ESC 2021: angioplastia ou endarterectomia em pacientes com estenose carotídea assintomática?
- ESC 2021: ressincronização cardíaca seguida de ablação do nó AV em pacientes com FA sintomática é uma boa opção?
- ESC 2021: sintomas são importantes na decisão de controle de ritmo de pacientes com FA?
- ESC 2021: finerenona reduz eventos cardiovasculares em pacientes renais crônicos diabéticos tipo 2
- ESC 2021: é possível encurtarmos ainda mais o tempo de uso de DAPT após implante de stent farmacológico?
- ESC 2021: confira as novidades da nova diretriz de valvopatias
- ESC 2021: edoxabana versus varfarina pós-TAVI em pacientes com FA
- ESC 2021: guideline de insuficiência cardíaca – veja os principais pontos sobre tratamento
- ESC 2021: novo paradigma no tratamento da ICFEP – resultados do EMPEROR-Preserved
Referências bibliográficas:
- Lindenfeld J, Zile MR, Desai AS, et al. Hemodynamic-guided management of heart failure (GUIDE-HF): a randomized controlled trial. Lancet 2021; Aug 27 https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)01754-2
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.