Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia1 dezembro 2024

Tratamento cirúrgico para câncer gástrico e remissão de doenças metabólicas

Com a possibilidade de detecção do câncer gástrico em estádios mais precoces, um novo conceito vem sendo discutido por algum especialistas, a cirurgia oncometabólica.
Por Jader Ricco

Com a possibilidade de detecção do câncer gástrico em estádios mais precoces, um novo conceito vem sendo discutido por algum especialistas, a cirurgia oncometabólica. Devido a particularidades comuns entre as gastrectomias para câncer gástrico e a cirurgia bariátrica – que incluem ressecção gástrica e reconstrução do trânsito intestinal –, alguns cirurgiões investigam o potencial efeito da cirurgia na remissão de doenças metabólicas como o diabetes mellitus tipo 2 (DM2), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e obesidade em pacientes com câncer gástrico concomitante. 

 

Metodologia 

Costa MP et al. realizou uma ampla revisão literária e meta-análise de artigos publicados entre 2012 e 2022 que incluíram estudos observacionais e ensaios clínicos randomizados de pacientes submetidos a gastrectomias por câncer gástrico e que também eram portadores de doenças metabólicas (DM2, HAS, obesidade e dislipidemia). Após seleção inicial, o estudo analisou 18 artigos, conduzidos na Coreia, Japão, Taiwan, China e Brasil, englobando um total de 3453 pacientes. 

O estudo avaliou a remissão das doenças metabólicas, considerando a redução ou interrupção do uso de medicamentos, entre pacientes submetidos a gastrectomias subtotal e parcial e comparando três métodos diferentes de reconstrução do trânsito – Billroth I (BI), Billroth II (BII) e Y de Roux (YR). 

 

Resultados encontrados 

Quando comparados by pass duodenal (BII ou YR) com reconstrução de trânsito a BI, a meta-análise revelou que os pacientes submetidos à gastrectomia com reconstrução a BII ou YR tiveram 1,43 vezes mais probabilidade de melhora ou remissão completa do DM2 em comparação com a reconstrução BI (RR = 1,43; IC de 95% [1,27; 1,62].  

Os pacientes submetidos a by pass também tiveram melhores resultados em relação à hipertensão, com remissão parcial ou completa 1,3 maior do que os submetidos a BI (RR = 1,30; IC de 95% [1,00; 1,69]; p = 0,048). Em relação à diminuição do índice de massa corporal, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nas reconstruções por BI versus o by pass (MD = 2,20; IC 95% [- 3,37; 7,76]; p = 0,44). 

A comparação entre BII e YR mostrou que os pacientes submetidos a reconstruções Y de Roux apresentaram remissão do DM2 em 1,19 vezes mais do que aqueles submetidos a BII (RR = 1,19; IC 95% [1,08; 1,31]; p < 0,001). Entretanto, no que diz respeito à hipertensão e IMC não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os dois métodos. 

Por fim, o estudo conduzido por Costa et al. também comparou o efeito da gastrectomia total versus subtotal, em ambas as reintervenções com reconstrução de trânsito em Y de Roux e constatou uma probabilidade de melhora na HAS 1,63 maior na gastrectomia total (RR = 1,63; IC de 95% [1,01; 2,64]; p =0,046). Não houve diferença significativa na remissão do DM2. No que tange a diferença do IMC entre os dois procedimentos constitucionais, não foi citado na meta-análise. 

 

Considerações 

A proposta do conceito cirúrgico oncometabólico no tratamento concomitante do câncer gástrico e de doenças metabólicas, como diabetes mellitus tipo 2 (DM2), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e obesidade, pode ser benéfica, principalmente levando em consideração diagnósticos precoces.  

Entretanto, ainda não existem estudos suficientes que possam indicar com segurança, o tipo de ressecção cirúrgica mais eficiente para esse tratamento concomitante.  

À parte de todos os vieses que contam os atuais estudos, deve se considerar que a prioridade no tratamento do câncer é a doença oncológica e que, apesar dos benefícios que podem vir associados do tratamento simultâneo de outras doenças, as bases oncológicas não podem ser deixadas, em nenhum momento, para segundo plano. 

 

Leia mais em Cirurgia

Estratégias cirúrgicas em câncer colorretal obstrutivo avançado – Portal Afya

Tratamento cirúrgico do câncer de mama localmente avançado – Portal Afya

Suplementação oral pré-operatória em pacientes com câncer gastrointestinal – Portal Afya

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Mais Vídeos