O mês de abril foi muito intenso, contando com diversas atualizações e notícias marcantes sobre temas de extrema importância no meio médico. Confira os principais destaques de abril no nosso Top 10. Vamos lá?
Top 10 abril
A European Medicines Agency (EMA) emitiu uma nota confirmando a potencial relação entre a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca com ocorrências de trombose com trombocitopenia. Saiba mais sobre a recomendação!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de dois anticorpos monoclonais para o tratamento de Covid-19. Confira a lista completa!
Setenta dias após o início oficial da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde decidiu incluir indivíduos entre 18 e 59 anos vivendo com HIV no grupo prioritário para imunização. Saiba mais sobre a decisão!
Dos 79 pacientes positivos para a Covid-19, oito casos eram portadores da nova variante. O primeiro teste de PCR realizado no hospital Lannion, em Côtes-d’Armor, nesses oito pacientes foi negativo, embora apresentassem os sintomas. Confira o que se sabe sobre a nova variante!
Um artigo — que será publicado este mês, na revista Emerging Infectious Disease, — mostra que a reinfecção pode ser pelo mesmo vírus da primeira infecção e não depende das variantes. Confira os detalhes do artigo!
A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza no dia 12 de abril com uma novidade: os idosos não estão como prioridade inicial desta vez. O motivo é para não gerar confusão com o calendário de imunização contra a Covid-19. Saiba mais!
Grandes ensaios clínicos, como o RECOVERY e o SOLIDARITY, suspenderam o uso dos em suas avaliações após a análise dos dados ter demonstrado ausência de benefício em desfechos clínicos importantes como mortalidade. Confira detalhes sobre as análises!
O ECMO é um dos recursos avançados no manejo de pacientes com hipoxemia grave e refratária. O dispositivo pode oferecer suporte circulatório e pulmonar. Dotado de uma membrana capaz de oxigenar o sangue, além de uma bomba de pulso contínuo. Veja mais sobre o ECMO e sua utilização na Covid-19!
Um estudo publicado na JAMA acompanhou uma coorte sueca de profissionais de saúde com diagnóstico de Covid-19 leve. O objetivo do estudo original era avaliar a imunidade a longo prazo dos voluntários, mas uma subanálise com oito meses de seguimento avaliou a presença, duração e gravidade de 23 sintomas pré-definidos. Confira os resultados do estudo!
Segundo a OMS, as evidências sobre o uso ainda são inconclusivas, e, portanto, o fármaco não deve ser utilizado no tratamento de pacientes de nenhuma gravidade. A organização incluiu esta recomendação nas suas diretrizes de tratamento da Covid-19. Confira os detalhes!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.