Logotipo Afya
Anúncio
SaúdeSET 2021

Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta sobre uso indevido do Roacutan

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta sobre o uso de forma indevida de remédios com isotretinoína, como o Roacutan. Saiba mais.

Por Luciano Lucas

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) emitiu um comunicado para alertar sobre o uso de forma indevida de remédios com isotretinoína, principalmente o Roacutan. Este medicamento é originalmente indicado no tratamento de acne

Segundo o alerta da SBD, o Roacutan tem sido utilizado com o suposto objetivo de afinar o nariz, ganhando grande destaque nos últimos tempos por conta de desafios nas redes sociais. 

A SBD destaca que não existem evidências de que o Roacutan atue no processo de afinamento do nariz em qualquer paciente. O diretor de mídia eletrônica da SBD, Moysés Lemos, reforça que o medicamento atua na diminuição das glândulas sebáceas.

Um possível afinamento do nariz somente pode ocorrer como efeito de uma redução das glândulas que produzem sebo com uma doença denominada rinofima, um tipo de outra patologia denominada rosácea. A entidade destaca que isso não quer dizer que ocorrerá em outros casos.

roacutan

Uso indevido do Roacutan

Diversos efeitos adversos podem ser desencadeados por conta do uso indevido do Roacutan. Dentre as adversidades, estão a elevação dos níveis de colesterol no sangue e possíveis complicações no fígado

Segundo Moyses, o Roacutan ainda pode trazer efeitos colaterais para pessoas do sexo feminino em idade fértil. Em caso de gravidez durante o tratamento com o medicamento, existe 30% de chance de gerar malformações congênitas na criança após o seu nascimento. 

A dermatologista Gabriela Aquino lembra que os efeitos colaterais são comuns não apenas em mulheres. “Apesar de ser considerada uma droga segura, a isotretinoína deve ter um acompanhamento clínico e laboratorial, já que possui muitos efeitos colaterais, como ressecamento da pele e de mucosas, conjuntivite, queda de cabelo, unhas frágeis, cefaleia e outras queixas. No caso do tratamento de acne moderada a severa, para o qual é indicada, os benefícios superam os riscos”, declara.

Saiba mais: O uso abusivo de psicofármacos nos EUA entre adolescentes e jovens

Diante disso, o acompanhamento de um dermatologista se torna imprescindível neste cenário. A fiscalização para coibir possíveis compras irregulares devem ser cada vez mais efetivas, evitando maiores consequências para a sociedade. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas: 

 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo