Logotipo Afya
Anúncio
Saúde28 fevereiro 2025

Boletim InfoGripe pede cuidado durante o Carnaval

Relatório da Fiocruz não acredita em aumento dos casos devido à folia, mas considera que população deve tomar alguns cuidados de prevenção
Por Augusto Coutinho

Novo boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na quinta-feira (27/02), aponta tendências de aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tanto no longo prazo (6 semanas) quanto no curto prazo (3 semanas). O Boletim utilizou como base para análise os dados inseridos para a Semana Epidemiológica 8 (16 a 22 de fevereiro) no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

A tendência de aumento de casos de SRAG entre crianças e adolescentes até 14 anos coincidindo com o período de volta às aulas permanece. Esse mesmo padrão foi observado nos anos anteriores e deve se manter.

Nove das 27 unidades federativas apresentam nível de atividade de SRAG em alerta, risco ou alto risco (últimas duas semanas): Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

As altas são impulsionadas principalmente devido aos casos entre crianças e adolescentes. Goiás e o Distrito Federal se destacam negativamente por estarem apresentando aumento entre menores de dois anos principalmente devido ao crescimento da circulação do VSR. Em alguns estados não é possível apontar a infecção vira culpada por falta de dados.

Os números de SRAG em idosos, população mais afetada pela covid-19, têm apresentado estabilidade ou oscilação normal.

Carnaval

O Boletim Infogripe destaca que como não tem sido registrada nenhuma alta na incidência de covid-19 na população geral, o período de maior aglomeração populacional durante o Carnaval não deve ter impacto sobre os números da doença. Contudo, permanece o alerta para o caso do surgimento de sintomas gripais que se evite aglomerações sem máscara, principalmente em ambientes fechados.

Leia também: Plantão no Carnaval: guia prático para seus atendimentos [ebook]

Boletim InfoGripe pede cuidado durante o Carnaval

SRAG em 2025

Em 2025, já foram notificados 13.551 casos de SRAG. Entre os casos positivos para infecção viral, o percentual dos principais agentes ficou em:

  • 48,7%, SARS-CoV-2 (covid-19)
  • 21%, Rinovírus
  • 13,9%, Vírus sincicial respiratório (VSR)
  • 6,6%, Influenza A
  • 2,7%, Influenza B

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde