Logotipo Afya
Anúncio
Ortopedia9 janeiro 2025

Influência da dominância manual do cirurgião na artroplastia total do quadril

Um estudo recente avaliou como a dominância manual afeta parâmetros da artroplastia total do quadril, investigando ATQs realizadas com técnica convencional.
Por Rafael Erthal

A artroplastia total de quadril (ATQ) é uma cirurgia utilizada para o tratamento fraturas ou de condições degenerativas que afetam a articulação do quadril. O bom resultado desta cirurgia envolve dentre outras questões o posicionamento preciso dos componentes da prótese, o que pode ser influenciado por diversos fatores como a dominância manual do cirurgião e o lado que está sendo operado, o que pode ocorrer mesmo em profissionais experientes. Um estudo recente avaliou como a dominância manual afeta parâmetros da artroplastia total do quadril (ATQ), incluindo o posicionamento do componente acetabular, os desfechos funcionais e a incidência de complicações, como luxações em próteses primárias. 

Trata-se de um estudo do tipo metanálise que incluiu estudos comparativos publicados nos últimos 20 anos que investigaram ATQs realizadas com técnica convencional. Os dados foram extraídos de bases como PubMed, Embase e Scopus. Utilizando os critérios de inclusão e exclusão definidos, quatro estudos foram selecionados para análise, os quais juntos incluíram uma amostra de 822 pacientes e 1.484 quadris operados. O lado dominante é aquele em que um cirurgião destro ou canhoto opera no quadril direito ou esquerdo, respectivamente. O lado oposto é considerado o lado não-dominante.  

Veja mais: Tromboembolismo venoso após artroplastia total de joelho e de quadril – Portal Afya

Todos os procedimentos foram realizados por cirurgiões experientes, predominantemente destros (94,6%), utilizando técnicas manuais. O acesso posterolateral foi utilizado em 80,9% dos casos. Os resultados da comparação apontaram diferenças relevantes no posicionamento do componente acetabular quando a cirurgia era executada do lado dominante e o não-dominante do cirurgião: 

  • Inclinação: Não houve diferença significativa entre os lados (MD = 0,10; IC 95%: -2,10 a 2,30; p = 0,93). 
  • Anteversão: O lado dominante apresentou melhores resultados (MD = -2,37; IC 95%: -3,82 a -0,93; p = 0,001). 
  • Desfechos funcionais: Os quadris operados no lado dominante tiveram resultados superiores no Harris Hip Score (MD = 1,44; IC 95%: 0,41 a 2,48; p = 0,006). 
  • Luxações: A incidência foi menor no lado dominante (OR = 0,45; IC 95%: 0,25 a 0,81; p = 0,008). 

 

Apesar de os cirurgiões incluídos serem altamente experientes, os resultados podem não ser generalizáveis para profissionais com menor volume cirúrgico. Além disso, a maioria das ATQs analisadas utilizou técnicas manuais, o que pode diferir de procedimentos assistidos por robótica ou navegação. Talvez a integração de tecnologias assistivas possa amenizar essas diferenças e melhorar a precisão cirúrgica no futuro. 

Os achados sugerem que a dominância manual influencia a precisão do posicionamento do componente acetabular, especialmente na anteversão, e os desfechos funcionais, com menor incidência de complicações quando o cirurgião opera o seu lado dominante. Isso pode ser atribuído à maior força, controle motor e orientação espacial do lado dominante, além de uma posição corporal mais confortável durante o procedimento. 

A dominância manual do cirurgião e se ele está operando no lado dominante ou não dominante pode afetar o posicionamento da componente acetabular e os resultados durante as artroplastias totais de quadril primárias, mesmo nas mãos de cirurgiões de alto volume.

 

Leia também em Ortopedia

Robótica na ATJ: melhores resultados ou apenas tecnologia? – Portal Afya

Artroplastia reversa vs fixação com placa: fraturas proximais do úmero em idosos – Portal Afya

Quais são os fatores de risco de re-revisão na artroplastia total de joelho? – Portal Afya

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia