Quais são os fatores de risco de re-revisão na artroplastia total de joelho?
O número de revisões de artroplastias totais de joelho (ATJ) vem subindo ao longo dos anos e isso está associado ao aumento significante nos custos tanto para o paciente quanto para os sistemas de saúde. Além disso, já temos em muitos casos as re-revisōes, onde a cada procedimento se reduz o tempo útil da cirurgia realizada. Na literatura, a causa mais comum de múltiplas cirurgias pós ATJ seria infecção, porém o assunto ainda é pouco abordado tratando-se de re-revisōes.
O ESTUDO
Foi publicado no último mês na revista “Bone and Joint Open” um estudo com o objetivo de realizar uma revisão sistemática e avaliação de viés da literatura atual para criar uma visão geral dos fatores de risco para nova revisão após uma revisão de ATJ (rATJ).
O estudo foi uma revisão sistemática com pesquisa de artigos entre 1946 e 2020 nas bases de dados MEDLINE e Embase. Havia 3 principais critérios para inclusão: 1) os estudos tinham que incluir uma população de pacientes com revisão primária; 2) um dos resultados primários ou secundários relatados do estudo tinham que ser a re-revisão; e 3) o estudo tinha que investigar qualquer associação entre fatores pré-operatórios e risco de re-revisão expresso como risco relativo (RR), razão de chances (OR) ou razão de risco (HR). Resultados significativos exigiam um valor de p < 0,05 ou um IC de 95%.
Veja mais: Artroplastia do Joelho Primária Navegada: você sabe o que é? – Portal Afya
RESULTADOS
A busca resultou em 4.847 estudos, dos quais 15 foram incluídos. A maioria dos estudos eram coortes retrospectivos ou estudos de registro. No total, 26 fatores de risco significativos para re-revisão foram identificados. Destes, os seguintes fatores de risco foram consistentes em vários estudos: idade no momento da primeira revisão, sexo masculino, revisão primária sendo apenas parcial e revisão primária devido à infecção. Os fatores de risco modificáveis foram uso de opioides, IMC > 40 kg/m2 e anemia. Histórico de revisão em um estágio devido à infecção foi associado ao maior risco de re-revisão.
CONCLUSÃO
No geral, 26 fatores de risco foram associados a um risco aumentado de nova revisão após rATJ. No entanto, vários níveis de vieses metodológico foram encontrados nos estudos. Futuros estudos devem garantir comparações válidas incluindo pacientes com indicações idênticas e usando definições claras para avaliações precisas.
Leia também em Ortopedia
Qual a incidência de artroplastia total de joelho pós-artroscopia na osteoartrose? – Portal Afya
Alongamento da coluna lateral pode reduzir osteoartrose – Portal Afya
A artroplastia patelofemoral deve ser indicada isoladamente em artroses? – Portal Afya
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.