As causas para realização de artroplastias do quadril podem ser fraturas ou artrose, sendo as primeiras tratadas como procedimentos de urgência e, se antes cogitava-se não operar alguns pacientes devido ao avançar da idade, hoje a tendência vem mudando apesar dos riscos relacionados à fragilidade desses pacientes.
Nesse contexto, foi publicado no último mês no Journal of the American Medical Association – JAMA um estudo com o objetivo de avaliar mudanças nas taxas de incidência de artroplastias relacionadas a fraturas ou artrose para indivíduos com idade maior que 40 anos.
O estudo sobre artroplastias
O estudo de coorte foi realizado de acordo com uma base de dados nacional dinamarquesa abrangendo cidadãos com 40 anos ou mais a partir de 1996. Os desfechos principais estudados foram taxas de incidência específicas por idade e período de fraturas de quadril e artroplastias estratificadas quanto à indicação relacionada à fratura versus indicação relacionada à artrose.
De 1996 a 2018, um total de 3.664.979 indivíduos foram acompanhados por uma média (DP) de 14,6 (7,7) anos, resultando em um tempo de acompanhamento de 53.517.861 pessoas-ano e 158.982 (primeiros) casos de fratura do quadril, das quais 42.825 envolveram procedimentos de artroplastia. Outros 104.422 indivíduos foram submetidos a artroplastia de quadril relacionada à artrose.
Durante as duas primeiras décadas do século XXI, as taxas de fratura de quadril diminuíram de 35% a 40% para indivíduos com idade entre 70 e 104 anos, e a proporção da população submetida à artroplastia de quadril relacionada a fratura aumentou de 50% para 70%, com variação modesta entre aqueles com idade entre 75 e 99 anos.
Taxas de artroplastia de quadril relacionado à artrose atingiram o pico para indivíduos de 75 a 79 anos, mas com o maior aumento da taxa relativa (75%-100%) ocorrendo para aqueles com idade entre 80 e 94 anos, principalmente de 2001 a 2015, após o que permaneceu quase inalterado. O declínio nas taxas de artroplastia de quadril relacionada à artrose após 75 a 79 anos de idade foi gradual e não sugeriu um limite máximo de idade para acesso a cuidados de artroplastias de quadril relacionados à artrose.
Conclusão
Os padrões demonstrados indicam uma situação geral com tendência para o declínio da incidência de fraturas de quadril nas últimas décadas na Dinamarca, e a incidência de artroplastias sugere que a idade não é atualmente um fator determinante importante que orienta este tipo de cirurgia.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.