Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
Nesta segunda, 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional do Câncer. Assim como o Dia Nacional do Câncer, a data foi criada para alertar sobre os perigos da doença e conscientizar a população para a prevenção da neoplasia. Além do rastreio precoce no intuito de identificar antecipadamente o tumor. Uma das ações de conscientização que o médico pode incutir nos pacientes envolve mudanças de hábito, como cessação do tabagismo e bebida alcoólica, alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
Prevenção do câncer
Conforme explica Henrique Pasqualette, diretor médico do Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (CEPEM), a profilaxia é de extrema importância na sobrevida do paciente. “A maioria dos cânceres não apresenta uma prevenção determinada, mas a população pode se beneficiar da medicina preventiva para a detecção precoce e o controle do avanço da doença”, afirma Pasqualette.
A prevenção primária é uma forte aliada na redução dos fatores de risco, mas a secundária também exerce um papel fundamental. “O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos em estágio inicial”, conclui o médico.
Estatísticas
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que a neoplasia atinja 600 mil brasileiros em 2019. Conforme estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), os cânceres com maior incidência por ano são pulmão (1,8 milhão), mama (1,7 milhão), intestino (1,4 milhão) e próstata (1,1 milhão). Ainda segundo a entidade internacional, pelo menos 30% dos casos de câncer seriam evitáveis caso o paciente tomasse atitudes preventivas.
Confira aqui no Portal PEBMED mais matérias sobre câncer:
- As 10 drogas mais promissoras da quimioterapia do câncer
- Câncer colorretal: novas diretrizes para prevenção
- Exposição à radiação diagnóstica aumenta o risco de câncer de tireoide?
- Inca lança versão atualizada das diretrizes de rastreio de câncer de colo do útero
- Rastreio do câncer de mama: nova diretriz muda recomendações sobre mamografia
- Imunização em pacientes com câncer: você sabe orientar?
- Novembro Azul: veja como realizar o diagnóstico do câncer de próstata
- Qual o rastreio ideal para o câncer de mama?
- Câncer associado ao HIV: sarcoma de Kaposi (parte 1)
- Anvisa aprova novos medicamentos para tratamento do câncer
- Câncer de pulmão: veja como diagnosticar corretamente
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.