Logotipo Afya
Anúncio
Saúde16 janeiro 2018

Anvisa aprova novos medicamentos para tratamento do câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou recentemente quatro novos medicamentos para o tratamento de câncer. Veja aqui quais são e suas indicações.

Por Vanessa Thees

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente quatro novos medicamentos para o tratamento de câncer: lenalidomida, durvalumabe, olaratumabe e netupitanto associado com palonosetrona. Cada fabricante ficará responsável pelo lançamento dos fármacos no mercado.

Indicações e características

Lenalidomida: é indicada, em combinação com a dexametasona, para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo refratário ou recidivado, que já tenham recebido, pelo menos, um tratamento anterior. Também é indicada para pacientes com anemia dependente de transfusões decorrentes de síndrome mielodisplásica. O fármaco foi registrado na forma de cápsulas nas concentrações de 2,5 mg, 5 mg, 10 mg e 25 mg. A Anvisa definiu regras específicas para o seu controle, pois o medicamento pode provocar malformação congênita grave.

Durvalumabe: aprovado para o tratamento de pacientes com carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático, que tiveram progressão da doença durante ou após a quimioterapia à base de platina. Também é indicado para pacientes que tiveram progressão da doença em até 12 meses de tratamento neoadjuvante ou adjuvante com quimioterapia contendo platina.

Olaratumabe: novo produto biológico indicado para pacientes com sarcoma de tecido mole avançado, que não podem fazer radioterapia ou passar por cirurgia e que não foram previamente tratados com antraciclinas.

Netupitanto + palonosetrona: indicado para a prevenção de náuseas e vômitos agudos ou tardios em pacientes na quimioterapia.

Leia também: ‘Anvisa libera vacinação de pacientes em farmácias e drogarias’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde