Logotipo Afya
Anúncio
Oftalmologia11 janeiro 2025

A realidade virtual aplicada ao controle da miopia em crianças  

Um ensaio clínico randomizado inscreveu 65 crianças de baixa miopia para avaliar a eficácia e a segurança do treinamento visual baseado em VR no controle da miopia.

O aumento dos casos de miopia nas últimas décadas se tornou uma preocupação mundial, pois suas complicações podem ser graves, incluindo a perda da visão. O crescimento axial do globo ocular é uma importante causa de progressão.  

Várias propostas para o controle desse quadro já foram publicadas e são amplamente utilizadas. O mecanismo baseado em tecnologia de realidade virtual é uma estratégia não invasiva, eficaz e de fácil aplicação, possibilitando assim melhor adesão ao tratamento.  

As atividades de perto já foram descritas como fatores de risco para miopia, pois os estímulos de foco próximo acarretam o crescimento dos olhos. E, como efeito protetor, a exposição ao ar livre duas horas por dia também já foi comprovada.  

Sendo assim, métodos de treinamento visual baseado na tecnologia VR, utilizando a iluminação de espectro semelhante ao sol, compensando o tempo de atividades ao ar livre e a variação de estímulos do músculo ciliar (reduzindo a atividade de perto) foram avaliados.  

Nesse sentido, um ensaio clínico randomizado realizado no setor de oftalmologia do Xangai Tenth People’s Hospital inscreveu 65 crianças de baixa miopia (com idade entre 8 e 13 anos) com equivalente esférico de -0,5 a -3,0 D após cicloplegia, com baixo astigmatismo e sem anisometropia. O objetivo foi avaliar a eficácia e a segurança do treinamento visual baseado em VR no controle da miopia entre crianças. 

 

Métodos 

Os participantes foram acompanhados por 8 meses e divididos aleatoriamente para o grupo de intervenção (VR, 20 minutos ao dia sob supervisão dos pais em casa e com óculos de visão simples [SVS]) ou para o grupo controle (apenas SVS sem receber VR).  

Veja também: Terapia de luz para prevenção e controle de miopia – Portal Afya

 

Resultados 

O total de 60 crianças completaram a intervenção por três meses e foram acompanhadas por seis meses (30 no grupo de intervenção e 30 no grupo controle). As mudanças do comprimento axial dos olhos foram menores no grupo de intervenção comparados ao controle e a mudança de espessura da coroide (reduzindo o afinamento) foi um achado secundário que também se mostrou favorável no grupo de intervenção. Não foi visto efeito colateral significativo no grupo de VR, poucos pacientes relataram vertigens. 

Discussão  

A intervenção mostrou ser eficaz no controle do crescimento axial e do afinamento da espessura da coroide. O desfoque miópico na retina periférica em relação a sua área central, evita o alongamento axial compensatório.  

Ao mesmo tempo, o ambiente de luz promove a secreção de dopamina, com melhora do suprimento sanguíneo da coroide, aumentando assim sua espessura. Além de ser uma forma não invasiva e com poucos efeitos colaterais, como alternativa ao controle da progressão de miopia. 

As limitações desse estudo foram a duração de três meses; a ausência de follow-up após a retirada da intervenção e a pequena amostra avaliada em um único centro. 

 

Mensagem prática 

A intervenção VR é um método novo, não invasivo, que se mostrou eficaz para o controle da miopia com boa aceitação dos usuários, porém apesar de promissor, a validação externa desses achados é necessária para elucidar sobre eficácia a longo prazo e protocolos de aplicação na prática. 

 

Leia também em Oftalmologia

Terapia de luz para prevenção e controle de miopia – Portal Afya

Ceratopatia de exposição: prevalência e fatores de risco entre pacientes críticos – Portal Afya

Diretriz brasileira para controle da miopia: tratamento disponível no Brasil – Portal Afya

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Oftalmologia