Confira os destaques do Congresso Brasileiro de Neurologia de 2024!
A 31° edição do Congresso Brasileiro de Neurologia ocorreu entre os dias 16 e 19 de outubro, em Campinas, São Paulo. O encontro traz discussões pertinentes a prática clínica da especialidade no âmbito nacional e internacional, com apresentações de diversos trabalhos, simpósios e cursos.
O Portal Afya acompanhou o congresso e traz aqui os principais pontos discutidos. Confira!
Uma palestra do evento trouxe como destaque a abordagem farmacológica das crises convulsivas na epilepsia, comentando o que há de tendência atualmente no mundo e no Brasil.
Uma sessão do evento trouxe a discussão dos estudos mais recentes que abordam o tratamento da doença de Parkinson. Os principais destaques são as drogas modificadoras de doença, mas que ainda não estão disponíveis.
Foram discutidos no encontro os avanços em entendimento de patologia da doença de Alzheimer, visão crítica sobre ensaios com anticorpos monoclonais e novidades em medicina nuclear para melhor acurácia no diagnóstico.
A miastenia gravis é uma doença de junção neuromuscular, imunomediada, provocada pela ação de anticorpos que alteram o funcionamento pós sináptico, levando a fraqueza intermitente, envolvendo musculatura ocular, bulbar, respiratória ou de membros.
Os transtornos de sono são condições frequentes na população, sendo a insônia crônica condição relacionada à insatisfação relacionada ao sono, dificuldade em iniciar ou manter o sono, além de despertar matinal precoce, com menor duração de sono eficaz.
Em distúrbios do movimento, por exemplo, há por vezes grande dificuldade na definição da fenomenologia do movimento (p.e. diferenciar tremor de mioclonia cortical). Tal questão pode ser avaliada por meio de sistema de IA, onde a máquina se alimenta de dados, com criação de algoritmos e definição da etiologia do movimento.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.