Nesta sexta-feira, 11, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a indicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças com idade de 12 anos ou mais.
Com a autorização, a bula do imunizante poderá passar a indicar a vacinação nesta faixa de idade no Brasil, sendo o único autorizado, até o momento, a ser aplicado em menores de 18 anos. Além disso, a vacina da farmacêutica americana se tornou a primeira a receber o registro definitivo para imunizantes contra Covid-19 no Brasil.
A autorização da vacina da Pfizer em maiores de 12 anos
De acordo com a Anvisa, a ampliação da idade em adolescentes de no mínimo 12 anos foi aprovada após a Pfizer apresentar resultados de estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina contra Covid-19 para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.
Leia também: Covid-19: Anvisa concede autorização para pesquisa clínica da vacina ButanVac
Aprovação nos EUA
Em 10 de maio de 2021, o órgão americano Food and Drug Administration (FDA) autorizou o uso emergencial da vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 em adolescentes de 12 a 15 anos. O FDA alterou uma autorização de uso emergencial emitida previamente em dezembro justamente para incluir essa faixa etária mais jovem.
Vários fabricantes de vacinas também estão realizando testes em crianças mais novas. Os líderes da Pfizer disseram recentemente que esperam solicitar uma autorização para uso emergencial em setembro para vacinar crianças de 2 a 11 anos nos Estados Unidos, seguida de autorização para idades de 6 meses a 2 anos no último trimestre de 2021, também no país. Confira detalhes dos estudos do imunizante em crianças com mais de 12 anos.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências bibliográficas:
- Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças com mais de 12 anos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. 11 de junho de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-autoriza-vacina-da-pfizer-para-criancas-com-mais-de-12-anos
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.