Durante a pandemia ouvimos sobre Covid-19 e relação com obesidade, que já ficou consagrada como fator de risco para casos graves. Hoje, no ENDO 2021, o estudo apresentado virtualmente pela Yu Mi Kang, da Universidade de Yale, abordou este assunto.
O objetivo era determinar a associação entre obesidade com desfechos entre pacientes hospitalizados por Covid-19 em uma coorte multi-hospitalar.
Obesidade e Covid-19
Os pesquisadores analisaram dados de 3.246 pacientes adultos hospitalizados com Covid-19 em cinco hospitais do do Yale New Haven Health System (YNHHS) entre março e novembro de 2020. Os pacientes eram adultos (maiores que 18 anos) e tinham PCR positivo para SARS-COV-2.
A definição de obesidade utilizada foi a da Organização Mundial de Saúde, em que se considera obesidade um índice de massa corpórea (IMC) maior que 29,9 (kg/m²).
Resultados do estudo
A prevalência de obesidade nos pacientes hospitalizados por Covid-19 foi duas vezes maior do que o peso normal (43,7% vs 22,7%). Foi observado que a obesidade se relacionava com aumento da taxa de admissão em terapia intensiva (26,5% vs 22,5%), porém não tinha relação com aumento de mortalidade intra-hospitalar.
O estudo apresentava algumas limitações, como o fato de ser observacional e só ter dados de pacientes intra-hospitalares, não podendo ser generalizado para pacientes que não necessitam de internação. Como ponto forte, a palestrante ressaltou o tamanho significativo da coorte.
Mensagem prática
- A associação entre obesidade e um curso clínico mais grave de Covid-19 destaca a vulnerabilidade desta população durante a pandemia atual e a necessidade de esforços de saúde pública para prevenir e tratar a obesidade.
- Deve-se assegurar que a obesidade esteja sendo considerada no Covid-19 com a devida atenção com relação ao manejo e medidas preventivas, como prioridade em vacinação.
Mais do congresso:
- ENDO 2021: gerenciamento de precisão dos efeitos endócrinos tardios em sobreviventes de câncer infantil
- ENDO 2021: síndrome dos ovários policísticos na adolescência e em mulheres jovens
- ENDO 2021: como tratar osteoporose durante a pandemia de Covid-19?
- ENDO 2021: insuficiência adrenal como complicação da Covid-19
- ENDO 2021: vitamina D na prevenção de diabetes tipo 2 – sim ou não?
- ENDO 2021: conectando-se à tecnologia para um melhor atendimento ao paciente com diabetes
- ENDO 2021: o que é a tireoidite atípica induzida por Covid-19?
- ENDO 2021: crianças com diabetes tipo 1 têm maior risco de complicações por Covid-19?
- ENDO 2021: como identificar e abordar a insuficiência adrenal no paciente crítico?
- ENDO 2021: existe relação entre sinalização androgênica e gravidade da Covid-19?
Referências bibliográficas:
- Yu Mi Kang MD, PhD Yale New Haven Health. ENDO 2021. Obesity Is Associated With Intensive Care Use and Duration of ICU Stay but Not Mortality Among 3246 Patients Hospitalized With COVID-19.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.